Pular para o conteúdo principal

Placas indicam a nascente e outros espaços da mata na região da Izidora
Foto: Divulgação/PBH

Prefeitura planeja ações de proteção ambiental na região do Izidora

criado em - atualizado em

Políticas para o desenvolvimento sustentável e preservação ambiental da região do Izidora foram tema de encontro entre o secretário de Meio Ambiente, Mario Werneck, e lideranças comunitárias nessa quinta-feira, dia 10. A região que já conta com mais de 700 hectares de áreas verdes, receberá o plantio de mudas de espécies nativas e frutíferas, roçagem de leucenas e manutenção do espaço – medidas previstas em compensação ambiental. 

“O Izidora é uma região rica em biodiversidade, com espécies de fauna e flora que precisam ser preservadas. A organização da comunidade, bem como os momentos de troca iguais a esse com o Executivo, tem permitido que avancemos rumo a políticas que protejam esse espaço da forma como ele merece. Os processos de urbanização acontecem, mas precisam ser feitos com cuidado e responsabilidade, e o nosso compromisso é, nesse sentido, promover um desenvolvimento sustentável e de proteção ao meio ambiente”, destacou Mário Werneck.  

A Prefeitura de Belo Horizonte também desenvolve, em parceria com a ONU, o projeto Pró-Izidora, que consiste em realizar melhorias urbanas e garantir a proteção das áreas de preservação ambiental da região. Por meio dele, será possível planejar obras de infraestrutura e serviços públicos básicos, delimitar as áreas de grande importância ambiental que precisam ser protegidas e preservadas e eliminar as situações de risco existentes no local.