Pular para o conteúdo principal

Prefeitura participa de evento para o agronegócio entre Minas e Holanda
Foto: Tiago Penna/PBH

Prefeitura participa de evento para o agronegócio entre Minas e Holanda

criado em - atualizado em

Investidores e empresários da agroindústria se reuniram esta semana na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), na programação do ''Conexão Minas Holanda - Encontro Internacional em Agritech''. O evento, promovido pela FIEMG, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), em parceria com o Escritório de Negócios dos Países-Baixos, contou com a participação da Secretária Adjunta de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte, Chyara Sales, que representou o poder público municipal e demonstrou o interesse da atual gestão em promover diálogos internacionais.

"O intercâmbio entre poder público, o setor privado e a academia é fundamental para que eventos como esse aconteçam. A nossa cidade está de portas abertas para as tecnologias sustentáveis e para a promoção de novos negócios que podem surgir por meio do diálogo com outros países, trazendo resultados positivos para a capital, para o estado e para o país", declarou Chyara.

Segundo dados apresentados pelo presidente do Conselho de Relações Internacionais da Fiemg, Alexandre Mello, em 2022, o comércio exterior entre Minas Gerais e os Países-Baixos totalizaram US$ 441,2 milhões. Os principais produtos exportados foram o café (40,6%), a celulose (36,1%), o álcool etílico (15,5%), as carnes (2,9%), e rações para animais (2,4%). Segundo o gestor, as importações mineiras totalizaram US$ 32,2 milhões em produtos alimentícios, preparados de cereais e itens da indústria.

Os adidos de Inovação e de Agricultura da embaixada do Reino dos Países-Baixos no Brasil, Robert Thijssen e Paul Van de Logt, participaram da abertura do evento ressaltando a importância da Holanda no setor agrícola. Apesar de ter uma extensão territorial reduzida, o país é uma referência em produções limpas e com baixo impacto ao meio ambiente.

Também participaram do evento o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede), Kathleen Garcia, o diretor de operações técnicas da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Trazilbo José de Paula Júnior, além do vice-presidente da Secretaria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (Senar), Weber Bernardes.

Após a abertura, foram apresentados painéis sobre o cenário da agricultura em Minas, condições de financiamento para novos negócios e oportunidades de intercâmbio. Em seguida, foram realizadas rodadas de negócios entre os participantes, empresas e investidores.