Pular para o conteúdo principal

funcionária da saúde vacina cidadão.

Prefeitura orienta população e turistas sobre vacinação contra sarampo

criado em - atualizado em

Belo Horizonte vai receber muitos turistas no Carnaval e os profissionais que atuam na prestação de serviços - como taxistas e motoristas de aplicativos de transporte, trabalhadores de hotéis e do setor de alimentação - devem estar vacinados contra o sarampo. Não há transmissão da doença na capital, mas há casos recentes no País, de residentes e também de estrangeiros em visita ao Brasil. Quem ainda não foi vacinado deve procurar o mais rápido possível um Centro de Saúde para receber a dose da Tríplice Viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.


Para alertar esses trabalhadores em relação a proteção contra o sarampo, a Secretaria Municipal de Saúde fez material educativo para redes sociais e encaminhou para as entidades que representam os motoristas profissionais, rede hoteleira, bares e restaurantes para que eles possam multiplicar essas informações entre seus colaboradores.


A vacina está disponível em todos os 152 centros de saúde da capital, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas. Para a proteção contra o sarampo são necessárias duas doses para quem tem até 29 anos de idade. Para maiores de 29 anos é necessária apenas uma dose. Os viajantes com destino a regiões com transmissão do vírus devem estar com suas vacinas atualizadas antes de viajar.


O sarampo é transmitido geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração, por isso a facilidade de contágio da doença. Os sintomas são febre alta, conjuntivite, tosse e manchas vermelha no corpo. Caso apresente algum dos sintomas, procure imediatamente o serviço de saúde.