Pular para o conteúdo principal

Férias nos equipamentos culturais
Divulgação: Ricardo Laf

Prefeitura oferece programação de férias em equipamentos culturais

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte oferece, em julho, uma programação cultural especial nos equipamentos municipais para as crianças e suas famílias durante o período das férias escolares com oficinas, apresentações artísticas, exibição de filmes, contação de histórias e brincadeiras. As atividades acontecem nos diversos equipamentos geridos pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Municipal de Cultura, como museus, centros culturais, cinema,  bibliotecas, e em seus entornos, como ruas e praças. A programação conta com atividades gratuitas - no caso dos teatros, com ingressos com preços variados. Todas as atividades seguem os protocolos sanitários de combate a pandemia da covid-19 e podem ser consultadas no Portal Belo Horizonte.

 

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, ressalta que a programação foi elaborada levando-se em  conta os direitos culturais da população em diferentes territórios durante as férias escolares. "A programação especial permite que as crianças e suas famílias possam vivenciar diferentes experiências culturais, com atividades de variadas linguagens artísticas que permitem o desenvolvimento da imaginação e da cognição de forma lúdica e educativa. Isso faz parte das políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura para garantia de democratização, formação, acesso e descentralização dos bens culturais na cidade", destaca.

 

Programação extensa

 

Os Centros Culturais municipais e as bibliotecas oferecem mais de 50 atividades gratuitas, ao longo de julho, que acontecem em diversas regionais da cidade. Entre as atrações estão brincadeiras, jogos, gincana, contação de histórias, exibições de filmes, aula de capoeira, apresentações artísticas, oficinas de artes e artesanato, entre outras atividades.

 

Na programação estão apresentações artísticas como “O Espetáculo Não Pode Parar”, projeto realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, que traz fanfarras, cortejos e espetáculos circenses do Grupo Circo Aloma com diversão para toda a família. A atração formada pela família circense Borges Monteiro, que já tem uma tradição centenária na arte, passa pelos centros culturais Usina de Cultura, no dia 23, sábado, às 10h, e São Bernardo, no dia 30, sábado, às 9h.

 

A Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ-BH) oferece programação infantil nas manhãs de sábado, às 10h30. No dia 16, a oficina Casa de Avós, convida os pequenos leitores a desenvolver dobraduras a partir de narrativas textuais e orais sobre a vivência na casa dos avós. Já no dia 23, a atividade Manhã Encantada promove um encontro com a fantasia por meio da narração de histórias, como as fábulas e os contos de fadas.

 

O Cine Santa Tereza exibe até dia 31 de julho, na mostra “Especial Férias de Julho”, longas-metragem de aventura, animação e fantasia. Os filmes são exibidos das quartas-feiras aos domingos, sempre às 16h30. A mostra tem entrada gratuita mediante retirada de ingressos no site Disk Ingressos, ou na bilheteria do cinema. Informações completas sobre a programação estão disponíveis no Portal da Prefeitura.

 

Os museus também oferecem uma série de atrações gratuitas como visitações guiadas voltadas ao público infantil e oficinas de carimbos. Na Pampulha, atividades nos jardins do Museu de Arte da Pampulha e do Museu Casa Kubitschek exploram de forma lúdica e divertida os elementos dos jardins dos museus, projetados por Roberto Burle Marx, o maior paisagista moderno. Já o Museu Histórico Abílio Barreto aborda, em atividades como Ecos da fazenda e Museu da Cidade, a história de Belo Horizonte a partir de uma vivência sensorial no casarão da Fazenda do Leitão e ao relacionar o papel do museu com a memória da capital mineira.

 

A programação infantil também ganha destaque nos teatros públicos municipais com espetáculos voltados para as crianças e suas famílias. Os valores dos ingressos variam de acordo com cada peça teatral e podem ser adquiridos no site Disk Ingressos ou na bilheteria dos teatros, a partir de duas horas de antecedência. Entre as peças em cartaz estão adaptações de livros como “O Pequeno Príncipe” e filmes como “Frozen” e “A Bela e A Fera”, além do musical “Mexirica”.