28 January 2021 -
Diante do impacto que os feirantes da capital estão tendo com a suspensão das atividades presenciais em função da pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), abre, no dia 1º de fevereiro, inscrições do curso gratuito de empreendedorismo digital voltado aos cerca de 2 mil comerciantes inscritos nas feiras organizadas pelo Executivo municipal.
O objetivo é capacitar os feirantes no acesso às diversas plataformas de vendas online existentes para que possam desenvolver habilidades e comercializar seus produtos pelos meios digitais. A medida é mais uma das ações que a Prefeitura desenvolveu para minimizar os danos causados pela pandemia na economia da cidade. Os inscritos serão divididos por turmas conforme o acompanhamento das atividades e para cada grupo haverá um monitor para orientar no desenvolvimento do programa e tirar todas as dúvidas. As inscrições podem ser feitas neste link.
O curso terá início a partir de 10 de fevereiro, com carga horária prevista de 80 horas, dividida em três módulos. A secretária-adjunta Municipal de Desenvolvimento Econômico e subsecretária de Assuntos e Investimentos Estratégicos, Cristiane Serpa, explicou que o curso tem a preocupação de atingir todas as faixas etárias dos feirantes, que são bastante diversas, promovendo a inclusão e o incentivo às vendas eletrônicas.
“É importante destacar que temos um público com uma faixa etária bastante diversa nas feiras, vai desde jovens adultos a pessoas com mais de 80 anos. O fato de termos essa variedade também definiu que desenvolvêssemos um curso o mais acessível possível e o mais simplificado do ponto de vista de entendimento para que contemple todos os conhecimentos existentes, desde aquele que ainda não possua smartphone até aquele que já vende pelo Instagram, por exemplo”, afirmou a secretária-adjunta da SMDE.
Por meio do programa de ensino a distância da Prodabel, os feirantes conhecerão as ferramentas digitais, aprenderão como comercializar eletronicamente, como preparar seus produtos, identificar melhor seus clientes e realizar vendas por aplicativos e plataformas já existentes, como Whatsapp, Instagram, Facebook, Telegram.
Apesar dos três módulos e da carga horária, o curso é flexível e não possui uma data-limite de inscrição nem de encerramento das atividades, conforme ressaltou Cristiane Serpa, podendo o participante desenvolver o curso conforme sua própria velocidade de aprendizado e disponibilidade de horários.
“Essa data de início do primeiro módulo – que é a introdução ao mundo digital – não significa que todos os feirantes tenham que iniciar no mesmo dia. A partir de 10 de fevereiro o curso estará disponível para a realização. O participante pode querer cumprir a carga horário fazendo o curso todos os dias ou conforme o tempo que ele tem disponível para a conclusão. É uma liberdade que o feirante terá para desenvolver o seu programa”, disse a secretária-adjunta.