17 October 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte fará neste domingo (19), às 12h, na Avenida Saramenha, em frente ao nº 1.827, Bairro Guarani, região Norte, a entrega pública do Plano de Ação da Centralidade Waldomiro Lobo. O documento foi elaborado com a participação dos moradores em oficinas realizadas desde 2024, com foco em melhorias urbanas, mobilidade, convivência, fortalecimento do comércio local e qualificação dos espaços públicos.
A entrega será na edição do programa BH+Feliz, que começa às 9h. Outro momento simbólico do evento será a celebração da adoção de parte do canteiro central da Avenida Saramenha pelo Programa Adoro BH, que promove parcerias entre o poder público e a sociedade civil para implantação, manutenção e requalificação de áreas verdes e espaços públicos.
A elaboração do Plano de Ação da Rua Waldomiro Lobo envolveu uma reunião pública de retomada, além de oficinas de elaboração e discussão de propostas. Uma das demandas já atendidas foi o redesenho do itinerário da linha de ônibus 734, que passou a contornar o Parque Nossa Senhora da Piedade, com instalação de três novos pontos, facilitando o acesso da comunidade a este importante equipamento público.
Programa Centralidades
Criado em 2024, o programa atua nas centralidades locais e regionais — áreas de maior circulação de pessoas e concentração de comércio, serviços e convivência nos bairros — reconhecidas pelo Plano Diretor como estratégicas para receber atividades econômicas e intervenções urbanas sustentáveis. Entre os objetivos estão a redução dos deslocamentos diários e da dependência do hipercentro, a qualificação de calçadas, ciclovias e conexões com o transporte público, a criação de ruas e praças mais seguras e acolhedoras, o incentivo à diversidade de comércio e serviços ao longo do dia, além do estímulo à participação cidadã e à geração de renda.
O programa também busca promover soluções sustentáveis, ampliar áreas verdes e fortalecer os espaços de convivência. Atualmente, há planos em andamento ou concluídos em locais como a Rua Waldomiro Lobo; Bairro São Paulo, na Rua Angola, Regional Nordeste; Floresta/Sapucaí, no Centro-Sul; Avenida Itaité, na Regional Leste; e Rua Érico Veríssimo, na Regional Venda Nova. Também se destacam a Avenida Abílio Machado, na Pampulha; Rua Úrsula Paulino, na Regional Oeste; Rua Padre Eustáquio, na Regional Noroeste; e o entorno da Estação Diamante, na Regional Barreiro, em fases de elaboração ou licitação.
O Fundo de Desenvolvimento do Programa conta atualmente com R$ 59 milhões, atualizados em 15 de outubro de 2025, destinados às intervenções nas centralidades.
Adoro BH
Durante o evento, será celebrada a adoção de trecho do canteiro central da Avenida Saramenha pelo Programa Adoro BH, evolução do antigo “Adote o Verde”. O programa estimula parcerias com moradores, empresas, associações, escolas, instituições religiosas e coletivos para revitalização e manutenção de áreas públicas.
Já são 509 espaços adotados em Belo Horizonte, distribuídos em todas as regionais. As ações contemplam melhoria paisagística, convivência social, lazer, cultura, sustentabilidade e educação ambiental.