Pular para o conteúdo principal

 Prefeitura oferece curso de confeitaria para moradores do Conjunto Paulo VI
Foto: Debora Oliveira

Prefeitura oferece curso de confeitaria para moradores do Conjunto Paulo VI

criado em - atualizado em

O Natal deste ano veio com sabor de oportunidade para os usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Conjunto Paulo VI. Participantes do curso de Confeitaria Básica aprenderam a fazer panetones, biscoitos e diversas quitandas natalinas,  buscando novas oportunidades no mercado de trabalho. O curso é uma das ofertas do Programa de Qualificação Profissional. 

Rosa Pereira é usuária do CRAS Conjunto Paulo VI e foi uma das 15 alunas do curso que é efetivado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC), em parceria com a OSC Grupo de Apoio às Crianças e Adolescentes do Cabana e Região. Ela conta que sempre se identificou com a confeitaria e como o curso a motivou a empreender na área. “Sempre gostei de cozinhar. O curso de confeitaria fez com que eu me apaixonasse ainda mais. Agora, minha intenção é finalizar o curso de confeiteira, abrir minha loja e colocar em prática tudo o que eu aprendi,” destaca. 

O programa é uma das políticas desenvolvidas  pela SMASAC e busca proporcionar o desenvolvimento de conhecimento, habilidades e qualificação, a fim de gerar renda e melhores condições de ingresso no mercado de trabalho. Todos os cursos geram certificado para os alunos após a aprovação. 

Com a chegada das festas de final de ano, produtos típicos como panetones e doces natalinos tiveram um aumento na procura. Proporcionar a realização do curso de Confeitaria Básica para a unidade, nesta época do ano, também faz parte do planejamento da gestão, visando aproveitar o período para tornar os resultados do Programa ainda  mais efetivos, além de aproximar os usuários dos serviços socioassistenciais das unidades CRAS. 

O CRAS Conjunto Paulo VI conta com uma ampla estrutura. Dentre os espaços, a unidade possui uma cozinha que atende a ministração do curso de Confeitaria Básica e outras ofertas. Para a coordenadora do CRAS Paulo VI, Patrícia Moura, a qualificação profissional para o território tem como objetivo principal facilitar o acesso dos usuários, além de promover o amplo funcionamento da unidade.

“Possibilitar a realização dos cursos de qualificação profissional nos territórios do município é uma estratégia da gestão para fortalecer ainda mais a política de emprego e renda. Viabilizar que as ações aconteçam nas comunidades é fundamental para garantir que a proteção social chegue até as famílias de forma mais qualificada,” ressalta. 

Como participar? 
 
Os cursos de qualificação profissional acontecem de forma continuada. As equipes de referência das unidades socioassistenciais são responsáveis pela identificação do público prioritário e encaminhamentos para a inserção nos cursos, mas a procura direta dos usuários também é acolhida no processo de inscrição, ou seja, é possível que os próprios usuários solicitem o acesso aos cursos. 

Confira abaixo as Organizações Parceiras: 
 
Associação das Obras Pavonianas de Assistência 
Rua Dias Toledo, 99 - Vila Paris
 
Ação Social Técnica
Avenida Flor de Seda, 957 - Lindéia
 
Grupo de Desenvolvimento Comunitário 
Rua Cajuí, 100 - Suzana
 
Associação de Amigos do Centro Social Frei José Renato 
Rua Delso Renault, 52 - Aarão Reis
 
Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente da Cabana e Região 
Rua Sete de Setembro, 405 - Cabana 

Os cursos ampliam a capacidade protetiva das famílias e fomentam o acesso a direitos sociais.