Pular para o conteúdo principal

Prefeitura mantém funcionamento de centros de saúde no fim de semana
Rodrigo Clemente/PBH

Prefeitura mantém funcionamento de centros de saúde no fim de semana

criado em - atualizado em

Para ampliar o acesso das pessoas com sintomas de dengue e outras arboviroses, como chikungunya e zika, a Prefeitura de Belo Horizonte manterá 12 centros de saúde abertos neste sábado (23) e domingo (24). Desse total, 10 vão funcionar das 7h às 19h e outros dois das 7h às 22h. A estratégia é para garantir a assistência à população. Durante o fim de semana não haverá aplicação de doses de vacina em nenhuma unidade. 

Os centros de saúde oferecem cuidados médicos para aqueles que apresentam febre, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça ou atrás dos olhos, náuseas ou vômitos. Confira as unidades que estarão abertas durante o fim de semana e o horário de funcionamento de cada uma delas:

Barreiro
Centro de Saúde Francisco Gomes Barbosa/ Tirol: das 7h às 19h

Centro-Sul
Centro de Saúde Carlos Chagas: das 7h às 19h

Leste
Centro de Saúde Vera Cruz: das 7h às 19h

Nordeste
Centros de Saúde São Paulo: das 7h às 19h
Centro de Saúde Conjunto Paulo VI: das 7h às 19h

Norte
Centro de Saúde Aarão Reis: das 7h às 19h
Centro de Saúde Floramar: das 7h às 19h

Pampulha
Centro de Saúde Santa Terezinha: das 7 às 22h

Venda Nova
Centro de Saúde Jardim Europa: das 7h às 19h
Centro de Saúde Santa Mônica: das 7h às 19h
Centro de Saúde Serra Verde: das 7h às 19h
Centros de Saúde Rio Branco: das 7h às 22h

Os endereços de todos os locais que funcionarão no fim de semana podem ser verificados no portal da Prefeitura.

Durante todo o fim de semana também estarão em funcionamento os hospitais temporários da Oeste e de Venda Nova, além do hospital de campanha, na regional Norte. Essas unidades funcionam 24 horas por dia e possuem estrutura para atender os pacientes com sintomas de dengue, chikungunya e zika e garantir a internação daqueles que precisarem de assistência contínua.

Os Centros de Atendimento às Arboviroses (CAAs) também estarão funcionando normalmente. A unidade do Barreiro e Noroeste/ HOB prestam assistência 24 horas por dia, já a da Centro-Sul atende os usuários das 7h às 19h. Esses locais ofertam cuidado de forma espontânea. Há ainda as Unidades de Reposição Volêmica (URVs) que funcionam durante 24 horas nessas mesmas regiões. Esses equipamentos recebem exclusivamente os usuários encaminhados de centros de saúde, CAAs e UPAs.