Pular para o conteúdo principal

Apresentação cultural em espaço público
Foto: Ricardo Laf/Divulgação

Prefeitura leva ações culturais para as ruas e praças da cidade

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, é responsável por gerir 17 centros culturais, seis museus, três teatros, dois centros de referência e também a Escola Livre de Artes Arena da Cultura, além de uma rede de 22 bibliotecas e o tradicional cinema, Cine Santa Tereza. Durante todo o mês, estes espaços culturais realizam em suas dependências uma série de atividades culturais das mais diversas áreas. Um prato cheio pra quem quer curtir um pouco da cultura mineira e se divertir. Nas próximas semanas, algumas destas ações culturais acontecerão também nas ruas, praças e parques da cidade. Entre as atrações que poderão ser vistas nestes locais estão shows musicais e apresentações artísticas, oficinas e brincadeiras infantis. Todas as ações são gratuitas. A programação completa dos eventos pode ser consultada no Portal Belo Horizonte

Já neste sábado, dia 9, a partir de 14h, a Praça Padre Marcelo, conhecida como Praça do Posto, recebe a celebração dos 25 anos do Centro Cultural Alto Vera Cruz com a mostra “Conexão Cultural: 25 anos de Arte pela Vida”. A programação especial tem como objetivo valorizar a história e as expressões artísticas do território Alto Vera Cruz, Granja de Freitas, Taquaril e Castanheiras (território L4), com shows de artistas belo-horizontinos como Cacá Gualberto, Bereta, Du Gordo, Legusta e os grupos ZLOST e Setor, além da realização de graffiti ao vivo com os artistas Wanatta, Patty_ owsei, Pedro CRIA e Lucas Alfa (Taquaril). O evento tem realização do Circuito Municipal de Cultura em parceria com os Centros Culturais em Rede e tem entrada gratuita. 

No mesmo dia 9, o Centro Cultural Bairro das Indústrias desenvolve na Praça Bom Pastor o evento “Cultura na Praça”, trazendo ações integradas com música e recreação. Serão jogos de tabuleiro, mostra de bordado e artesanato. A ideia é possibilitar o incentivo e fomento à cultura popular, a vida comunitária, a oferta de recreação e atividades infantis, o acesso a livros e demais linguagens artísticas. As ações são gratuitas e acontecem de 10h às 14h.

A Escola Livre de Arte Arena da Cultura também desenvolve parte de suas atividades fora de sua sede e das dependências dos Centros Culturais. É o caso do “Encontro de Brinquedos e Brincadeiras”, que semanalmente acontece na Praça Padre Marcelo (quartas) e na Praça do Conjunto IAPI (sextas) sempre de 17h às 18h30. A região Norte da cidade também recebe esse projeto, na Praça do Zilah Spósito, todas as sextas-feiras, de 16h30 às 18h – atividade vinculada ao Centro Cultural Zilah Spósito, além do Parque Lagoa do Nado, aos domingos, de 10h às 11h30. Os encontros são voltados para crianças e familiares, que vivenciam as brincadeiras populares e também aprendem a confeccionar brinquedos. As atividades são gratuitas e não necessitam de inscrição prévia. 

Na Pampulha, o Museu Casa Kubitschek e a Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design promovem o “Caminhos Arquitetônicos”. Trata-se de uma caminhada pela Orla da Lagoa da Pampulha, mediada por educadores destes dois espaços culturais, na qual os participantes interpretam a paisagem da Pampulha e exploram o território e seus aspectos históricos, arquitetônicos, paisagísticos, artísticos e naturais. As caminhadas organizadas pelo Museu Casa Kubitschek acontecem no segundo sábado de cada mês (exceto feriados), às 10h, e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail educativos.ck@pbh.gov.br. Já as caminhadas organizadas pela Casa do Baile acontecem na última quarta-feira do mês (exceto feriados), às 14h, e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail cb.fmc@pbh.gov.br.