Pular para o conteúdo principal

controlador-geral do município, Leonardo de Araújo Ferraz; do controlador-geral do município de Contagem, Weber Dias Oliveira; e do controlador-geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle, durnte a palestra “Governança e Integridade no Setor Público. Auditório com varias pessoas assistindo a palestra+

Prefeitura lança Programa de Fomento à Integridade Pública e à Gestão de Riscos

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Controladoria-Geral do Município e da Subcontroladoria de Transparência e Prevenção da Corrupção, lançou, na quarta-feira, dia 27, o Programa de Fomento à Integridade Pública e à Gestão de Riscos (PFIP/BH), instituído pela portaria CTGM nº 04/2019.


A solenidade de lançamento do programa contou com a participação do controlador-geral do município, Leonardo de Araújo Ferraz; do controlador-geral do município de Contagem, Weber Dias Oliveira; e do controlador-geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle, que proferiu a palestra “Governança e Integridade no Setor Público”.


O Programa de Fomento à Integridade Pública traz aos órgãos e entidades da Prefeitura de Belo Horizonte a possibilidade de melhoria da eficácia e eficiência operacionais; o mapeamento de processos; a melhor alocação e utilização dos recursos; e o aumento da resiliência da organização; além de qualificar os mecanismos de controle para evitar o nepotismo, o conflito de interesses ou o uso indevido do poder hierárquico.


A controladora-geral adjunta de Belo Horizonte, Cláudia Costa Fusco, lembra que a Controladoria da capital foi pioneira na implementação de um programa de integridade no âmbito municipal e também apresentou a Metodologia de Gestão de Riscos da CTGM no evento de lançamento do PFIP/BH.


“O Programa de Integridade da Controladoria firmou o compromisso de expandir a cultura de integridade para além de sua própria organização, fomentando essa medida nos demais órgãos e entidades do setor público municipal, o que se efetiva hoje com o lançamento do PFIP/BH. No mesmo evento, foi assinado, pela Controladoria-Geral do Município, o Termo de Cooperação Técnica com a Controladoria-Geral do Município de Contagem para atuarem conjuntamente em ações de prevenção à corrupção e promoção da ética e da integridade pública e privada”, explica Cláudia Fusco.