Pular para o conteúdo principal

Prefeitura abre, oficialmente, os Jogos Escolares de Belo Horizonte 2023
Amira Hissa/PBH

Prefeitura lança, oficialmente, os Jogos Escolares de Belo Horizonte 2023

criado em - atualizado em

Uma cerimônia com a participação de estudantes de 99 unidades de ensino das redes pública e privada, além de instituições de práticas de paradesporto, marcou nesta quarta-feira (26) a abertura dos Jogos Escolares de Belo Horizonte 2023 (JEBH 2023). O início do torneio será no próximo dia 3 de maio. Estão inscritos nos Jogos 3.698 atletas.

 

Alunos do Programa Superar, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, abriram  o desfile dos estudantes atletas. Ao aluno Marcus Vinícius Alves Gomes, da Escola Municipal Vinícius de Moraes, coube a missão de acender a pira olímpica.

 

A secretária Municipal de Esportes e Lazer, Adriana Branco, destacou a importância do esporte na vida dos estudantes, tanto  para a saúde, quanto na formação de futuros cidadãos.  “O esporte estimula a saúde física e mental, ensinado os jovens a lidar com a vitória e com a derrota, ajudando na formação de pessoas melhores”, disse a secretária, declarando aberto o JEBH-2023.

 

Os estudantes atletas, com idade entre 12 e 17 anos, disputarão os jogos em 17 modalidades esportivas, tais como atletismo, badminton, basquetebol, futsal, judô, natação, entre outras. Já nas competições paradesportivas são 14 modalidades: bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, basquete de cadeira de rodas 3x3, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado, atletismo, judô, natação, parabedminton, parataekwondo, tênis de mesa.

 

O secretário de Municipal de Educação, Charles Martins Diniz, ressaltou a construção de saberes que o esporte promove na vida dos estudantes. “Sem dúvida, além da saúde, o esporte promove o aprendizado do trabalho em equipe, a construção do saber competir, ganhar, perder e a integração social entre os estudantes”.

 

Jogos Escolares de Belo Horizonte – JEBH

 

O JEBH é a etapa municipal classificatória para equipes e estudantes atletas representarem o município nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), permitindo, ainda, a classificação para representar Belo Horizonte em nível nacional nos Jogos Escolares da Juventude.

 

Confira as informações das competições com os calendários, regulamentos e resultados.

 

O JEBH é uma competição esportiva e educacional realizada desde 2017 pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O torneio valoriza a prática esportiva escolar e promove o intercâmbio socioesportivo dos alunos e alunas atletas.