Pular para o conteúdo principal

Prefeitura lança novo edital para fomentar pesquisa no setor da Dança
Foto: Ricardo Laf

Prefeitura lança novo edital para fomentar pesquisa no setor da Dança

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte lançou o Edital inédito de Dança Corpo-Território para fomentar a pesquisa em Dança. A proposta visa selecionar cinco projetos de pesquisa com os desdobramentos em Dança, tendo os Museus e Centros de Referência municipais como objeto de investigação. O investimento total será de R$ 100 mil, sendo R$ 20 mil para cada projeto selecionado.

 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas desta sexta-feira (12) a 26 de junho, com a entrega de envelopes lacrados e identificados com a documentação e proposta de pesquisa. As propostas devem ser entregues na sede da Fundação Municipal de Cultura, na avenida Augusto de Lima, 30, Centro, 4º Andar, na Diretoria de Promoção das Artes, das 9h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e dias declarados como ponto facultativo. Confira o edital e formulários de inscrição.

 

A secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, destaca a importância da publicação desse edital inédito. "O lançamento do edital Dança Corpo-Território atende a uma demanda da sociedade civil. É uma proposta que consta no Plano Municipal de Dança, construído a partir de um diálogo da Prefeitura com artistas, produtores e pesquisadores do setor. Ele traz um olhar especial para a dança, sendo uma contribuição importantíssima em uma área tão relevante quanto a pesquisa, principalmente, após o longo período de isolamento social que vivemos", afirma a secretária.

 

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, ressalta que "a proposta  de ter Museus e Centros de Referência municipais como objetos de pesquisa vão potencializar o uso desses espaços públicos, tanto por artistas quanto pelo público, convidando-os a frequentar e contribuir para a fruição das suas produções culturais e, consequentemente, para a democratização da cultura e das artes na cidade. Além disso, o resultado final das pesquisas será apresentado ao público, colaborando para a apropriação desses espaços pela população, além de qualificar ainda mais a programação cultural gratuita oferecida nesses espaços".

 

Relações entre corpo e espaço

As propostas de pesquisa e seus desdobramentos na área de dança deverão ser desenvolvidas ao longo de três meses e ter os Museus e Centros de Referência municipais de Belo Horizonte como objetos de investigação. São eles: Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, Centro de Referência da Dança - CRDançaBH, Museu de Arte da Pampulha, Museu Casa Kubitschek, Museu Histórico Abílio Barreto, Museu da Imagem e do Som e Museu da Moda. Ao inscrever a proposta artística, o proponente terá que selecionar qual o equipamento cultural escolhido para sua pesquisa.

 

As pesquisas devem ter como objeto de investigação a relação entre a dança e esses equipamentos culturais, tanto no sentido do espaço arquitetônico, quanto do acervo, abrindo para a dança a possibilidade de construir processos e discussões sobre as relações entre corpo e espaço. As propostas também deverão refletir as relações com a história da dança, o corpo como arquivo, a exposição como performance, e o museu como espaço de compartilhamento das obras. Os proponentes também deverão abordar pesquisas e conhecimento e outros possíveis diálogos sobre corpo, espaço, tempo, arquitetura e patrimônio cultural na sua dimensão não circunscrita às edificações, mas também aos usos, às experiências, à ocupação, ao desenvolvimento de práticas sociais e culturais e ao território onde esses equipamentos estão localizados. A Equipe Artística Principal da proposta deverá ser composta majoritariamente por artistas da Dança.

 

Os resultados dos processos de pesquisa selecionados deverão ser compartilhados com o público, com uma apresentação em formato escolhido pelo próprio proponente, que irá integrar a programação da Fundação Municipal de Cultura. Entre os formatos possíveis para esta apresentação, serão aceitos experimentos artísticos (performances, instalações e intervenções) com propostas para ocupação dos equipamentos culturais e seus entornos (mínimo de 20 min); o formato audiovisual, com vídeo documentário do processo ou videodança; ou com ações formativas – propostas de apresentação de comunicação oral (mínimo de 20 min), com ou sem ilustrações performáticas e em vídeo; oficinas, seminários etc.

 

Podem inscrever-se Artistas Individuais (Pessoa Física), Coletivo de Artistas de Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Quando se tratar de proposta de Pessoa Jurídica cabe ao representante legal providenciar e apresentar toda a documentação exigida pela legislação, caso envolva a atuação de menores de 18 (dezoito) anos. No caso de Coletivos de Artistas, todos os integrantes são considerados proponentes e se responsabilizam perante a Fundação Municipal de Cultura pela apresentação como um todo, nos moldes do Código Civil de 2002, artigos 986 a 990.

 

Entre os critérios para a seleção dos projetos estão a apresentação e desenvolvimento da temática proposta; clareza, objetividade e suficiência das informações contidas no projeto; Fundamentação do Processo de Pesquisa, seus aspectos técnicos e artísticos, linguagem e metodologia; Contundência dos conceitos utilizados, a aderência aos temas apresentados no edital; Caráter inovador e/ou inédito da proposta no contexto da Dança e viabilidade de realização do projeto nos termos do referido processo seletivo. Também serão avaliadas a compatibilidade entre a formação, a experiência profissional do proponente e equipe e a proposta apresentada, e a participação na equipe de pessoas LGBTQIAP+, negros, ciganos, indígenas e pessoas com deficiência. Este critério será analisado com base nas informações autodeclaradas no ato da inscrição. Visando incentivar a participação de novos grupos de dança, também serão pontuados artistas ou coletivos que tenham até 5 anos de atuação. Os projetos serão avaliados por uma Comissão de avaliação que será composta por membros do Comitê Gestor do CRDançaBH e servidores da Fundação Municipal de Cultura.
 

Serviço

Edital de Dança Corpo – Território

As inscrições são gratuitas, de 12 de maio a 26 de junho de 2023.

As propostas devem ser entregues na sede da Fundação Municipal de Cultura, localizada na Av. Augusto de Lima, 30, Centro, 4º Andar, na Diretoria de Promoção das Artes, das 9h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e dias declarados como ponto facultativo.

Confira o edital e formulários de inscrição.