21 July 2021 -
A Prefeitura de Belo Horizonte dá início a uma nova modalidade de comercialização de alimentos saudáveis no município. Na próxima quinta-feira, dia 22, às 9h, agricultores urbanos estarão na rua Goiás, atrás da sede do Executivo municipal, comercializando produtos cultivados no espaço urbano, tendo como referência os princípios da agroecologia.
O Circuito de Comercialização Feira da Agricultura Urbana oferece para a cidade a comercialização direta de quem produz para quem consome. O Circuito é composto pelos pontos na região central, na rua Goiás, às quintas-feiras, com quatro agricultores, e pelos pontos de venda distribuídos em seis regionais da cidade.
O foco são alimentos saudáveis e típicos da cultura alimentar mineira e belo-horizontina cultivados com os princípios da agroecologia, como hortifrutigranjeiros, folhosas, raízes, ervas, frutas, além de flores, sementes e outros gêneros da terra. Os gêneros são cultivados nas Unidades Produtivas de Agricultura Urbana apoiadas pela Prefeitura, por meio da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional.
A implantação dos Circuitos Curtos de Comercialização é uma ação estratégica de fomento à agricultura familiar e urbana agroecológica e à construção social de mercados, evitando atravessadores e contribuindo para a redução de desperdícios de alimentos, aumento da produção, o acesso e o consumo de alimentos saudáveis e sustentáveis, assim como à geração de renda para quem mais precisa e preços justos para os consumidores e agricultores.
O Circuito de Comercialização Feira da Agricultura Urbana é coordenado pela Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Belo Horizonte e conta com o apoio do Movimento Gentileza. A iniciativa da voluntária social e primeira-dama, Ana Laender, contribui para a organização e visibilidade da feira, com a aquisição de itens de divulgação, embalagem e sinalização para os feirantes.
Mais detalhes sobre o Circuito de Comercialização Feira da Agricultura Urbana podem ser acessados no portal da Prefeitura de Belo Horizonte.
Histórico
Em março de 2020, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, publicou o edital para credenciamento, habilitação, seleção e licenciamento de agricultores urbanos residentes em Belo Horizonte, e agricultores familiares residentes na Região Metropolitana e Colar Metropolitano de Belo Horizonte em espaços públicos para instalação de barracas e o exercício de atividade econômica em vagas da feira. Em função da pandemia de Covid-19, o início das atividades e o número de agricultores da feira foi alterado.
Abastecimento e Acesso a Mercados
Além do Circuito de Comercialização Feira da Agricultura Urbana Outras Feiras de comercialização de alimentos estão em funcionamento no município. São elas:
Feira de Orgânicos