Pular para o conteúdo principal

Verduras na feira
Foto: Patrícia Nogueira

Prefeitura lança Feira de Agricultura Urbana em Belo Horizonte

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte dá início a uma nova modalidade de comercialização de alimentos saudáveis no município. Na próxima quinta-feira, dia 22, às 9h,  agricultores urbanos estarão na rua Goiás, atrás da sede do Executivo municipal, comercializando produtos cultivados no espaço urbano, tendo como referência os princípios da agroecologia. 

O Circuito de Comercialização Feira da Agricultura Urbana oferece para a cidade a comercialização direta de quem produz para quem consome. O Circuito é composto pelos pontos na região central, na rua Goiás, às quintas-feiras, com quatro agricultores, e pelos pontos de venda distribuídos em seis regionais da cidade.

O foco são alimentos saudáveis e típicos da cultura alimentar mineira e belo-horizontina cultivados com os princípios da agroecologia, como hortifrutigranjeiros, folhosas, raízes, ervas, frutas, além de flores, sementes e outros gêneros da terra. Os gêneros são cultivados nas Unidades Produtivas de Agricultura Urbana apoiadas pela Prefeitura, por meio da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional.

A implantação dos Circuitos Curtos de Comercialização é uma ação estratégica de fomento à agricultura familiar e urbana agroecológica e à construção social de mercados, evitando atravessadores e contribuindo para a redução de desperdícios de alimentos, aumento da produção, o acesso e o consumo de alimentos saudáveis e sustentáveis, assim como à geração de renda para quem mais precisa e preços justos para os consumidores e agricultores. 

O Circuito de Comercialização Feira da Agricultura Urbana é coordenado pela Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Belo Horizonte e conta com o apoio do Movimento Gentileza.  A iniciativa da voluntária social e primeira-dama, Ana Laender, contribui para a organização e visibilidade da feira, com a aquisição de itens de divulgação, embalagem e sinalização para os feirantes. 

Mais detalhes sobre o Circuito de Comercialização Feira da Agricultura Urbana podem ser acessados no portal da Prefeitura de Belo Horizonte.


Histórico

Em março de 2020, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, publicou o edital para credenciamento, habilitação, seleção e licenciamento de agricultores urbanos residentes em Belo Horizonte, e agricultores familiares residentes na Região Metropolitana e Colar Metropolitano de Belo Horizonte em espaços públicos para instalação de barracas e o exercício de atividade econômica em vagas da feira. Em função da pandemia de Covid-19, o início das atividades e o número de agricultores da feira foi alterado.


Abastecimento e Acesso a Mercados

Além do Circuito de Comercialização Feira da Agricultura Urbana Outras Feiras de comercialização de alimentos estão em funcionamento no município. São elas:

Feira de Orgânicos

Feira Livre

Feira Modelo

Direto da Roça