27 November 2024 -
A Prefeitura de Belo Horizonte está lançando, nesta semana, o e-book que reúne as principais realizações do município desde o lançamento do Programa Belo Horizonte Cidade Inteligente – BHCI. A iniciativa apresenta cerca de 90 projetos e ações transversais de diversas áreas da prefeitura que refletem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Todas as iniciativas e projetos do BHCI estão alinhados à Carta Brasileira para Cidades Inteligentes.
O BHCI surgiu em 2017 e busca atender as agendas globais e promover ampliação e melhoria da capacidade de resposta da gestão pública, tudo isso a partir de novas tecnologias. O Programa atua em diferentes eixos de serviço, como o de transformação digital, com o laboratório de inovação aberta da PBH (BH Lab) ou no Programa de Inclusão Digital; o sistema de videomonitoramento inteligente; o Portal de Dados Abertos, dentre outras.
Além disso, utiliza de soluções baseadas na natureza (SBN) para garantir melhores condições de vida para a população, como a implantação dos jardins de chuva, as agroflorestas e a Biofábrica de Joaninhas.
Belo Horizonte é hoje uma das cidades mais inteligentes do país, reconhecida e premiada em território nacional e internacional. Desde 2018, a capital mineira tem mantido posição de liderança no Ranking Connected Smart Cities, especialmente nos eixos de Saúde e Tecnologia. Em 2019, foi finalista no Smart Cities Award em Barcelona, com o projeto “Programando Sonhos Delas”.
Nos anos seguintes, recebeu o Prêmio Inovacidade por ações de inclusão digital e resiliência climática, além de ser eleita uma das três principais cidades inteligentes do mundo pelo Congresso Smart City Expo Latam. Em 2023, BH foi a única cidade brasileira reconhecida no Smart City Study 2023, promovido pela CGLU, e destacou-se no Concurso Nacional de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), reafirmando seu compromisso com a inovação e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
“Esperamos que o livro inspire as pessoas envolvidas na temática de cidades inteligentes, que possamos partilhar o que aprendemos e realizamos até aqui com outras prefeituras e governos”, compartilha Jean Mattos, coordenador do Programa Belo Horizonte Cidade Inteligente.
Acesse o E-book do Programa Belo Horizonte Cidade Inteligente.