Pular para o conteúdo principal

Prefeitura lança Curso de Formação de Lideranças em Belo Horizonte
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Prefeitura lança Curso de Formação de Lideranças em Belo Horizonte

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realizou, neste sábado (6), a aula inaugural do Curso de Formação de Lideranças, parte do Projeto Transformador Nossa Vila, voltado para a requalificação das vilas e favelas da capital. O evento aconteceu no Teatro Marília e contou com a participação de 240 líderes comunitários de nove regionais.

“Esse curso tem o papel de fomentar e ensinar aquela liderança que já tem essência de buscar transformação, seja na área social, seja na infraestrutura ou na melhoria da periferia como um todo. Ajuda a trazer mais ferramentas e mostra para onde encaminhar as demandas da comunidade”, pontuou Marcos Crispim, coordenador de Vilas e Favelas de Belo Horizonte. 

Para o coordenador-ajunto de Vilas e Favelas, José Colares, é fundamental formar agentes de transformação social, fortalecendo a atuação comunitária e promovendo mudanças culturais duradouras.

O programa prevê a capacitação de 480 lideranças em três anos, por meio de oito módulos que abordam temas como autoconhecimento, inteligência emocional, liderança comunitária, trabalho em equipe, resolução de conflitos e tomada de decisão.

“Por muitas vezes as lideranças das comunidades não conseguem enxergar a visão da Prefeitura, não conseguem entender a constitucionalidade de algumas ações. Com esse curso, podemos ter um direcionamento maior e muito melhor para ajudar as pessoas que precisam”, pontuou Vladimir Anderson, liderança da Regional Leste e responsável pelo projeto que destina brinquedos para crianças que vivem em vilas e favelas.

As aulas serão realizadas quinzenalmente nas regionais, em turmas de até 40 participantes. Ao final de cada módulo, os alunos que alcançarem 70% de presença receberão certificação da Prefeitura.