Pular para o conteúdo principal

Prefeitura investe em ações educativas para prevenir as arboviroses
Divulgação/PBH

Prefeitura investe em ações educativas para prevenir as arboviroses

criado em - atualizado em

Mesmo com as temperaturas mais amenas e um cenário epidemiológico diferente de 2024, a Prefeitura de Belo Horizonte mantém as ações de prevenção à dengue e outras arboviroses, como zika e chikungunya. O grupo de mobilização da Secretaria Municipal de Saúde, Mobiliza SUS, desenvolve atividades educativas como mais uma estratégia para orientar a população. Nesta semana, as ações acontecerão em estações de ônibus e do Metrô BH. Confira a programação:

Segunda-feira (14): Estação São Gabriel (tarde).

Terça-feira (15): passarela da Estação Lagoinha (manhã) e Estação Vilarinho (tarde).

Quarta-feira (16): Estação Pampulha (manhã) e Estação Central (tarde).

Com humor e criatividade, o grupo atua para levar informação sobre as medidas que devem ser adotadas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. As abordagens são feitas, prioritariamente, em locais de grande circulação, como praças, parques, passarelas, estações do Metrô BH e do MOVE. Durante as atividades, os artistas distribuem materiais informativos e apresentam pequenas peças teatrais, passando as dicas de forma lúdica e interativa.

Para manter a vigilância e controle da dengue, chikungunya e zika na capital é indispensável que a população reforce os cuidados de combate ao mosquito. É importante que cada pessoa contribua realizando na residência, pelo menos, uma vistoria por semana, já que mais de 86% dos focos do Aedes aegypti estão em ambiente domiciliar, de acordo o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa).

Outras dicas de prevenção estão disponíveis no portal da Prefeitura.