Pular para o conteúdo principal

Reunião para permitir a realização de testes com o aplicativo Crime Nabi
Imagem: Rodrigo Clemente

Prefeitura inicia testes para utilização de sistema de patrulhamento inteligente

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte assinou, nesta quarta-feira (29), um termo que permitirá a realização de testes com o aplicativo Crime Nabi, capaz de prever com eficiência locais prováveis para ocorrência de crimes e infrações. Desenvolvida pela empresa japonesa Singular Perturbations, a ferramenta dispõe de um algoritmo original que utiliza dados demográficos, ambientais e criminais.

 

O Plano de trabalho para o aplicativo Crime Nabi prevê seis etapas, com duração total de oito semanas. Os testes começam pela análise e implementação dos dados fornecidos pelo Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) e pela Guarda Municipal ao algoritmo, passando pela definição das áreas estratégicas de atuação e efetivo designado, e culminando no treinamento das equipes, instalação do aplicativo aos sistemas operados pelos agentes de segurança do município, testes de rua e avaliação de resultados.

 

Com a parceria, a Secretaria Municipal de Segurança Pública pretende reduzir as estatísticas de crimes, problemas e infrações, principalmente em casos como furto de cabos e danos a equipamentos públicos. As informações geradas pela ferramenta vão auxiliar em patrulhas preventivas, otimização dos processos que envolvem o gerenciamento do efetivo, análise de dados e comunicação entre os departamentos, contribuindo para o avanço de Belo Horizonte como cidade inteligente.

 

“O processo de análise dos locais e horários das ocorrências passará a ser muito mais ágil e assertivo. E isso será fundamental para definir a rota dos patrulhamentos, por exemplo”, explica a diretora do COP-BH, Geórgia Ribeiro. Em Tóquio, onde o aplicativo foi desenvolvido, a simulação resultou em um aumento de mais de 50% na eficiência de rota das patrulhas, indicando horários e locais onde efetivamente ocorrem os crimes.

 

Viabilizada por meio do edital Laboratório Aberto, iniciativa gerida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a cooperação é mais um resultado da aproximação entre a gestão pública municipal e a iniciativa privada, em especial nos setores de inovação e tecnologia, sempre em busca de soluções inteligentes para as necessidades dos cidadãos. A implementação será realizada sem custos para a PBH.

 

“O principal compromisso do Laboratório Aberto é promover trabalhos cooperados, estratégicos e inteligentes com empresas e empreendedores, que permitam aplicar em nossa cidade o que há de mais moderno e inovador para a solução de pequenos e grandes problemas. Nesse sentido, ganha a gestão pública e os cidadãos, com serviços mais eficientes, e a iniciativa privada, com a possibilidade de demonstrar e visibilizar suas soluções”, comenta Claudio Chaves Beato Filho, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.

 

A capital mineira já é referência em inteligência voltada para a garantia de espaços urbanos seguros, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção. Com a atuação da Guarda Municipal no patrulhamento preventivo da cidade e do COP-BH, que funciona como um espaço estratégico de tomada de decisões, reunindo 16 instituições públicas e uma da iniciativa privada em sua Sala de Controle Integrado (SCI), a população tem respostas mais ágeis e eficientes. Isso é resultado de uma gestão integrada de problemas públicos de segurança, fiscalização, mobilidade, serviços urbanos, defesa civil, emergências em saúde, dentre outros.

 

“No COP-BH, a visualização das imagens de mais de 3 mil câmeras distribuídas por toda a cidade  permite o monitoramento do espaço público e o compartilhamento de informações importantes para garantir a fluidez do trânsito e a segurança da capital, 24 horas por dia, todos os dias da semana”, destaca Genilson Zeferino, secretário municipal de Segurança e Prevenção.