Pular para o conteúdo principal

Imagem de playground
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura inicia a reforma de 10 playgrounds nesta segunda-feira, dia 22

criado em - atualizado em

Após concluir a reforma de 50 Academias a Céu Aberto, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer dá início nesta segunda-feira, dia 22, ao reparo de 10 playgrounds infantis em seis regionais de Belo Horizonte - Barreiro (3), Leste (1), Nordeste (1), Oeste (1), Pampulha (3) e Venda Nova (1).  Serão reparados os escorregadores, as gangorras e o balanço dos cadeirantes, equipamento reservado ao uso exclusivo de crianças que utilizam cadeira de rodas. A utilização indevida desse aparelho, por sinal, é o principal motivo dos danos ao funcionamento e avarias.

A previsão é de que o reparo desses equipamentos se encerre até o próximo dia 15 de dezembro próximo. Belo Horizonte tem 24 playgrounds instalados em sete regionais.

 

Academias           

A reforma de 50 Academias a Céu Aberto foi concluída no último dia 5. Foram reparadas 13 no Barreiro, duas na Centro-Sul, quatro na Leste, três na Nordeste, quatro na Noroeste, quatro na Norte, quatro na Oeste, 11 na Pampulha e cinco em Venda Nova.

Desde 2018 a Prefeitura adotou um programa de reforma de academias. Além da manutenção rotineira que ocorre ao longo do ano, os serviços de reforma são feitos em lotes por empresa terceirizada contratada por meio de processo de licitação.

Já são 190 academias reformadas nos últimos quatro anos  – anteriormente, houve dois lotes de reparos, com 90 e 50 unidades. Cerca de 70% desses reparos são decorrentes de depredação, furto ou utilização indevida.  O próximo lote de reforma de academias está previsto para julho de 2022. Em média, são R$ 300 mil por ano investidos nessas reformas.

Belo Horizonte conta, atualmente, com 426 academias distribuídas pelas nove regionais.  Uma média de 7 mil pessoas utilizam diariamente esses equipamentos.