Pular para o conteúdo principal

Prefeitura inicia projeto de esportes para jovens em conflito com a lei
Foto: Adão de Souza /PBH

Prefeitura inicia projeto de esportes para jovens em conflito com a lei

13/12/2019 | 17:05 | atualizado em 16/12/2019 | 15:37

Os jovens em cumprimento de medidas sócio-educativas em meio aberto terão oportunidade de frequentar, gratuitamente, oficinas esportivas por meio do projeto Juventude em Movimento, integrante do Esporte Esperança, programa desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. A aula inaugural será no Centro Regional da Juventude, na Praça Rui Barbosa, 50, centro, Belo Horizonte, na terça-feira, dia 17, a partir das 14h.

 

Custeado com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, o projeto objetiva promover o acesso dos jovens e adolescentes em conflito com a lei, à prática esportiva em espaços públicos. As atividades serão realizadas de terça a sexta-feira, das 13h às 16h, para duas turmas de 15 alunos, de 12 a 21 anos. Eles aprenderão a prática de skate e parkour (esporte de prática individual que utiliza habilidades e capacidades corporais para superar obstáculos).  Cada aluno participa de duas aulas por semana, de 120 minutos de duração.

           

O projeto, com prazo de execução de um ano, tem a previsão de 240 atendimentos por semana para jovens encaminhados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania. Além do Centro de Referência da Juventude, as atividades serão realizadas, das 14h às 16h, no Parque Municipal Nossa Senhora da Piedade (regional Norte), Lagoa do Nado (regional Pampulha); Centro Esportivo Vale do Jatobá (regional Barreiro) e Barragem Santa Lúcia (regional Centro-Sul).

 

Programa

           

O Esporte Esperança é um programa para garantir às crianças e aos adolescentes o acesso aos esportes, aos jogos, à ginástica e às brincadeiras. São mais de 6,5 mil alunos atendidos a cada mês. Para a faixa etária de 6 a 17 anos, o programa oferta oficinas e escolinhas de esportes de modalidades como voleibol, futsal, futebol, handebol e basquetebol, além de jogos e brincadeiras. As crianças de três a seis anos são atendidas em escolas municipais de Educação Infantil e creches.

             

As atividades são realizadas nos equipamentos de esportes e lazer da Prefeitura de Belo Horizonte, de entidades sociais e comunitárias, e contribuem para a formação social dos participantes, estimulando o desenvolvimento de atitudes solidárias, cooperativas, éticas e de cidadania. 

 

Os conteúdos da cultura corporal de movimento variam de acordo com a demanda da comunidade, o perfil profissional da equipe executora e os tipos dos equipamentos disponíveis nos núcleos de realização das aulas.

 

Inscrições

 

O responsável pela criança/adolescente deverá fazer a inscrição para as oficinas e escolinhas de Esportes em um núcleo de atendimento do programa mais próximo da sua residência. A inscrição está condicionada à existência de vaga. Informações: 3246-5095 e esporte.esperanca@pbh.gov.br.


Últimas Notícias

Agentes da Defesa Civil em atendimento na Vila Biquinhas Prefeitura atende 474 chamados em razão das chuvas nas últimas 36 horas

Assim como no dia anterior, moradores do Barreiro foram os que mais acionaram a Defesa Civil, totalizando 53 chamados nesta sexta-feira.

24/01/2020 | 19:10
Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, o procurador-geral de Justiça Antônio Sérgio Tonet e o prefeito Alexandre Kalil Ministra Cármen Lúcia visita gabinete do prefeito no COP

O encontro foi realizado no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), para onde o prefeito transferiu seu gabinete.

24/01/2020 | 14:23