Pular para o conteúdo principal

Estudante entrando no ônibus
Breno Pataro/PBH

Prefeitura inicia processo de cadastro do Meio Passe Estudantil para 2023

criado em - atualizado em

Estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens Adultos (EJA) matriculados e frequentes em estabelecimentos de ensino público da capital, e que morem a uma distância igual ou superior a 1 quilômetro da escola que frequentam, podem iniciar o processo de recadastramento e cadastramento para o Meio Passe Estudantil a partir da próxima segunda-feira (2).

 

Os estudantes que já eram beneficiários do programa municipal e que não mudaram de escola ou de endereço têm até 13 de janeiro para solicitar a renovação do benefício. O comprovante de matrícula para o ano de 2023 deve ser entregue no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) (Rua Guaicurus, 50, Centro), até o dia 4 de fevereiro.

 

Caso alguma informação de cadastro, como endereço da residência ou escola, tenha sido alterada o estudante deve realizar a renovação pelo site entre os dias 16 e 27 de janeiro e posteriormente entregar os documentos comprobatórios até 4 de fevereiro, no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) (Rua Guaicurus 50 – Centro).

 

Aqueles estudantes que ainda não são beneficiários do Meio Passe devem acessar o mesmo site e se inscrever no período que vai de 6 a 17 de fevereiro. Para este grupo, a entrega da documentação necessária para comprovar o endereço e a matrícula do aluno deve ser entregue até 28 de fevereiro, também no CRJ.

 

A oferta de novos benefícios depende da disponibilidade de vagas, caso selecionado, a Prefeitura de Belo Horizonte entrará em contato com o estudante por e-mail e informará quais os procedimentos para a retirada do cartão benefício.

 

Meio Passe Estudantil

 

O Meio Passe Estudantil é benefício concedido pela Prefeitura é equivalente a 50% do valor das tarifas pagas no percurso de ida e volta entre a residência e a escola do aluno. Em 2022, mais de 5 mil estudantes foram beneficiados. A expectativa para 2023 é de que sejam investidos R$3,1 milhões. O desconto é válido para o serviço de transporte público coletivo de passageiros do Município de Belo Horizonte.