Pular para o conteúdo principal

Prefeitura inicia obras de mobilidade do Programa de Requalificação do Centro
Divulgação/PBH

Prefeitura inicia obras de mobilidade do Programa de Requalificação do Centro

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou nesta semana uma série de intervenções e obras para requalificar o Centro da capital. O programa “Centro de Todo Mundo” vai beneficiar os pedestres, ciclistas, usuários do transporte coletivo, motoristas, moradores e comerciantes na Área Central.

 

Para a mobilidade urbana serão realizadas melhorias nas calçadas, implantação de faixas exclusivas para os ônibus, novas ciclovias, revitalização da sinalização de trânsito e higienização dos abrigos de pontos dos coletivos. Veja o que será feito:

 

Transporte Coletivo - Serão implantadas 17,2 km faixas exclusivas para ônibus na Área Central, com investimento estimado de R$ 38,7 milhões, incluindo também tratamentos nas calçadas e ciclovias. Parte dos recursos são da Agência Francesa de Desenvolvimento por meio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). As obras começam na próxima semana no trecho da avenida Augusto de Lima, entre a Praça Raul Soares e avenida do Contorno, que vai se interligar ao outro trecho exclusivo para ônibus já existente na avenida Augusto de Lima, após a Praça Raul Soares. Veja abaixo os locais das novas faixas exclusivas para ônibus da capital:

 

Já em operação

- Avenida do Contorno, entre avenida Barbacena e Viaduto da Floresta - 2,7 quilômetros - (Implantada em Novembro/2022);

Em obras

- Avenida Augusto de Lima, entre a Praça Raul Soares e avenida do Contorno  - 1,2 quilômetros.

- Em fase de projetos

- Avenida Afonso Pena - 4,4 quilômetros.

- Avenida do Contorno, entre o Viaduto da Floresta e avenida Francisco Sales - 4,2 quilômetros.

-  Avenida Álvares Cabral, entre avenida Olegário Maciel e rua São Paulo - 1 quilômetro.

- Ruas Curitiba e São Paulo, entre avenidas Afonso Pena e Álvares Cabral - 3 quilômetros.

-  Avenida João Pinheiro - 0,7 quilômetros.

Abrigos de ônibus

Mais de 160 abrigos de ônibus da região central de Belo Horizonte estão passando por manutenção e higienização.

 

Pedestres - Serão realizadas obras de melhorias nas calçadas, com rampas de acessibilidade, garantindo mais conforto e segurança para quem caminha pelo centro. As obras começam na próxima semana na região da Praça Raul Soares e na Avenida Oiapoque.

 

Ciclistas - Serão implantadas novas ciclovias, 15 novas estações para 100 bicicletas compartilhadas (convencionais e elétricas), além da manutenção das rotas cicloviárias atuais. As obras iniciam nesta semana na avenida Augusto de Lima, entre a Praça Raul Soares e rua Tenente Brito Melo, que vai fazer a conexão com as rotas cicloviárias já existentes da avenida Olegário Maciel e a rota Leste/Oeste (Avenida do Contorno) .

 

Trânsito - Diversas ruas e avenidas do Centro terão a sinalização renovada.  Alguns trechos terão a pintura de solo revitalizada, assim como as vias que irão passar por recapeamento. Nessa primeira etapa, cerca de 150 placas de sinalização de trânsito e de pontos de ônibus estão sendo revitalizadas ou trocadas. Confira os locais as obras já começaram:

 

- Avenida Amazonas entre avenida Afonso Pena e rua Espírito Santo; 30 placas.

- Avenida Amazonas entre avenida Afonso Pena e rua São Paulo; 25 placas.

- Avenida Afonso Pena entre avenida Amazonas e rua São Paulo; 19 placas.

- Avenida Afonso Pena entre avenida Amazonas e rua Espírito Santo; 23 placas.