7 November 2022 -
A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou a obra de implantação do viaduto na interseção das avenidas Cristiano Machado e Waldomiro Lobo, no bairro Guarani, com a instalação do canteiro de obras. O novo viaduto integra um conjunto de obras de mobilidade planejadas para dar mais fluidez ao tráfego do vetor norte. Além desta etapa, estão em andamento projetos para as interseções da avenida Cristiano Machado com as avenidas Sebastião de Brito e Saramenha.
Via estratégica na malha viária do município, a avenida Cristiano Machado é um importante corredor de acesso às regiões Norte, Pampulha e Venda Nova, e também ao hipercentro da capital, além de ser rota ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves e aos municípios de Ribeirão das Neves, Vespasiano e Santa Luzia. Já a avenida Waldomiro Lobo exerce importante papel no tráfego das regiões Nordeste, Norte e Pampulha, articulando a avenida Pedro I, através das avenidas Gen. Olímpio Mourão Filho e Dr. Cristiano Guimarães (continuidade da Waldomiro Lobo a oeste,) à avenida Risoleta Neves (Via 240). Nos últimos anos, este vetor norte cresceu e passou a receber fluxo crescente devido à localização do aeroporto e adensamento do seu entorno, centralização das unidades administrativas do Estado, investimentos particulares como novos loteamentos, shoppings e a nova Catedral Metropolitana.
"Nesse contexto, as obras são extremamente necessárias para promover o aumento da capacidade de tráfego da Cristiano Machado e reduzir os congestionamentos atuais, melhorando também a acessibilidade aos bairros vizinhos. Em outubro, apresentamos à comunidade o projeto, oportunidade em que a Sudecap esclareceu dúvidas", afirma Henrique Castilho, superintendente da Sudecap.
O valor do empreendimento, que também prevê adequações na circulação de pedestres e a requalificação do ambiente urbano nas áreas remanescentes, melhorando o acesso à estação de metrô Waldomiro Lobo, é de aproximadamente R$ 104,8 milhões. As obras e serviços serão custeados com recursos provenientes do contrato de financiamento da Corporação Andina de Fomento e dos Recursos Ordinários do Tesouro. A obra será supervisionada pela Superintendência de Desenvolvimento Capital (Sudecap) e a previsão de término é para o 2º semestre de 2024.