11 September 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte autorizou o início da segunda fase das obras de revitalização do Parque Ecológico Maria do Socorro Moreira, localizado ao lado do antigo Aeroporto Carlos Prates, no Bairro Padre Eustáquio, região Noroeste. Serão investidos cerca de R$ 2,6 milhões, com recursos próprios do município.
Nesta etapa, o projeto prevê a reforma dos sanitários, área administrativa, pista de skate e quadras, além da requalificação do playground e a implantação de uma pista de caminhada. A execução será supervisionada pela Subsecretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Suzurb), com prazo estimado de 240 dias para conclusão.
Criado para funcionar como um refúgio climático e área de lazer, o espaço já passou por melhorias em 2023. Na primeira fase da revitalização foram realizadas as reformas do campo de futebol, da quadra poliesportiva e de peteca, além da instalação de aparelho de calistenia, que possibilita atividades utilizando o peso do próprio corpo, com técnicas variadas.
Os vestiários foram reformados, assim como os banheiros de uso público, e foi feita a instalação de novos bebedouros. Foi revitalizada, ainda, a administração do parque, além da recuperação de pisos, de muretas, da portaria (guarita) e do portão de acesso. O talude também foi reforçado com uma nova contenção.
Ainda em 2023, o parque recebeu o plantio de 450 árvores, além da implantação de jardins e a instalação de pontos de água para irrigação. Dentre as espécies que embelezam a área estão ipês (amarelo, branco, roxo), ingás, aroeiras, eritrinas, palmeiras, cássias, angicos, jatobás, jacarandás, pau-mulato, pau-ferro, faveiros, camboatas, açoita, pau Brasil, unha de vaca e canafístula. Também foi feita uma nova área de diversão e um playground para as crianças.
O Parque ganhou ainda um grafite especial na entrada principal. Vários artistas urbanos de BH se uniram para organizar o Mutirão de Cores pelo Meio Ambiente. O trabalho teve curadoria de Ella Proença e Negro F e contou com o apoio das secretarias municipais de Cultura e de Meio Ambiente e Fundações de Cultura e de Parques Municipais e Zoobotânica.
Implantação
O Parque Municipal Maria do Socorro Moreira foi implantado pela Prefeitura de Belo Horizonte em 2000 como parte de um convênio firmado entre o município e o governo federal para cessão de uso temporário do espaço.
A implantação do Parque ocorreu em duas etapas: a primeira, entregue em setembro de 2000, incluiu campo de futebol, quadra de futebol de salão e de vôlei e pista de Cooper. A segunda fase foi executada em maio de 2001 e foram construídas quadras poliesportivas, anfiteatro, pista de skate profissional, mini playground e lanchonete.
Maria do Socorro Moreira
Maria do Socorro Moreira foi uma ativista da igreja São Luiz Gonzaga, no Bairro Minas Brasil, que lutou pela transformação da área em um espaço de lazer com a construção do parque. O nome foi dado pela Lei Municipal 8.038/2000, sendo uma homenagem da comunidade do entorno da área e do Movimento Muda Aeroporto.