Pular para o conteúdo principal

Prefeitura implanta prontuário eletrônico único nos centros de Saúde de BH
Divulgação/PBH

Prefeitura implanta prontuário eletrônico único nos centros de Saúde de BH

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte está modernizando o sistema de prontuário eletrônico nos Centros de Saúde da capital para agilizar os atendimentos e qualificar a assistência. Todas as unidades receberão a Solução Integrada de Gestão Hospitalar, Ambulatorial e de Regulação (SIGRAH), o que possibilita que os dados do cidadão sejam unificados em uma mesma plataforma, acessível em tempo real e em todos os pontos da rede ambulatorial, de urgência e hospitalar.

O processo de implantação nas unidades está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel) e a empresa desenvolvedora do sistema. Para começar a implementação nos centros de saúde, foi desenvolvido um projeto piloto na Regional Leste, que já conta com a nova plataforma em todas as unidades.

A ampliação para as demais regiões da cidade será feita de janeiro a abril, na seguinte ordem:  Centro-Sul, Nordeste e Pampulha; Noroeste, Oeste e Barreiro; Norte e Venda Nova.

Para o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges, esse é um importante passo para aperfeiçoar e agilizar os atendimentos da população. “Belo Horizonte sonhou em ter um sistema de gestão como esse, que permite o acesso a todas as informações do paciente em qualquer ponto da rede. Isso traz inúmeros benefícios, como a ampliação da segurança assistencial e a diminuição da espera. Também teremos melhoras nos processos de trabalho dos profissionais, que vão contar com uma plataforma mais moderna e segura”, reforçou.

Outra importante medida para garantir celeridade no atendimento será o treinamento e capacitação das equipes para a efetiva utilização do sistema. Os profissionais de Saúde das unidades também estão aptos para repassar as orientações aos usuários, mantendo o pleno atendimento.

No período de transição dos sistemas operacionais, alguns serviços que fazem parte da rotina das unidades podem precisar ser adaptados. A coleta de materiais para exames que é realizada nos centros de saúde, por exemplo, será feita, temporariamente, por meio de agendamento. Além disso, outras estratégias podem ser definidas, de acordo com a necessidade.

Durante a transição dos sistemas, podem ocorrer atrasos pontuais nos serviços ofertados. Ciente dessa possibilidade, a Secretaria Municipal de Saúde manterá técnicos de plantão nas unidades e no Nível Central para acompanhar o processo e atuar de forma ágil, caso necessário.