Pular para o conteúdo principal

Prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, ao lado do Hospital Risoleta Neves, de dia.
Foto: Samuel Gê/Campanha Alexandre Kalil

Prefeitura garante recursos para o Hospital Risoleta Neves

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte está investindo na ampliação de leitos hospitalares. Em junho, foram abertos 26 leitos no Hospital Risoleta Tolentino Neves, dos quais 16 são de clínica médica e 10 de ortopedia. Com a abertura, o hospital passa a atender com 338 leitos.
 

A abertura dos novos leitos foi possível devido ao repasse financeiro que a Secretária Municipal de Saúde (SMSA) tem feito à instituição. Mensalmente a SMSA repassa R$ 1,2 milhão e ainda auxiliou o hospital a obter o certificado de filantropia, que tem gerado, à instituição, uma economia de R$ 1,8 milhão por mês. Em 2016, o hospital passou por grave crise, que resultou no fechamento de leitos e da suspensão no atendimento de pediatria.

 

Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro
 

Na última semana, a Prefeitura antecipou a abertura de leitos no Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro. Foram abertos 10 leitos de CTI e agora o hospital conta com 100 leitos (80 de enfermaria e 20 de CTI) e duas salas de cirurgia. A Prefeitura conseguiu antecipar essa ampliação graças à economia conquistada com redução de custos administrada pela gestão atual, com cortes na área meio.
 

Em agosto, serão abertos novos leitos e o HMDCC alcançará 189 leitos em funcionamento, sendo 30 de CTI, além de seis salas de cirurgia. Em novembro, o Hospital passa a funcionar com 343 leitos (76% de sua capacidade). Nessa segunda fase, o número de vagas para CTI passará de 30 para 50 e as salas de cirurgia passam de seis para 16. A terceira fase da expansão está prevista para março de 2018 com o funcionamento de 100% de sua capacidade.