Pular para o conteúdo principal

Prefeitura executará plano emergencial para minimizar efeito das chuvas 

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte colocará em prática um plano emergencial para minimizar os impactos das fortes chuvas previstas pela meteorologia para esta quinta, dia 23, e sexta-feira, 24. A estimativa é que um volume superior a 100 milímetros deve cair na capital em apenas um dia. Onze pontos da cidade receberão equipamentos e todas as secretarias e órgãos da Prefeitura estarão de prontidão para atuar em caso de necessidade.

Por esses onze pontos serão distribuídos 34 caminhões, 12 carregadeiras, cinco escavadeiras, 13 retroescavadeiras, dois tratores esteira tipo D6, cinco caminhões prancha e 11 hidrojatos. Para fazer a coleta imediata de resíduos, 61 equipes da SLU (488 garis) estarão à disposição em três turnos: 7h às 15h, 13h30 às 21h30 e das 21h30 às 5h.

Cada equipe contará com um caminhão basculante, oito garis, três pás carregadeiras, cinco caminhões e um caminhão pipa. Nove grupos equipados com caminhão basculante com cabine farão podas e supressões de árvores durante a noite em toda a cidade. Além disso, estarão à disposição cinco torres de iluminação com gerador a diesel.

A partir da noite desta quarta-feira, dia 22, equipes da BHTrans farão a reserva de áreas nas vias públicas para os equipamentos, que serão monitorados pela Guarda Civil Municipal. Haverá sinalização proibindo o estacionamento e trânsito de veículos nos locais.

Para abrigar famílias que possam ser atingidas pelas chuvas, a Prefeitura de Belo Horizonte já reservou vagas em pousadas da capital. Equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social estarão de plantão 24 horas para atendimentos.


Haverá ação de mobilização integrada e preventiva nas áreas de risco com a Secretaria de Saúde, por meio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Defesa Civil, Secretaria de Assistência Social e Urbel. A Defesa Civil Municipal também fará a distribuição de colchões, cestas básicas, cobertores e jogos de lençol. Se houver famílias desalojadas em razão das chuvas, elas serão levadas até as pousadas reservadas pela Prefeitura em ônibus disponibilizados pela BHTrans.



Força-tarefa

O prefeito Alexandre Kalil transferiu seu gabinete para o Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte, COP-BH, nesta quinta e sexta-feiras, para acompanhar as ações. A força-tarefa montada pela Prefeitura de Belo Horizonte vai monitorar a evolução climática na cidade nos próximos dois dias. O objetivo é intensificar o trabalho preventivo e agir em caso de necessidade.

O grupo de trabalho é formado por representantes das secretarias e órgãos da prefeitura, além do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Copasa, Cemig e Gasmig. 



Veja abaixo quais são os onze pontos da cidade que receberão equipamentos da Prefeitura a partir da manhã de quinta-feira, dia 23:

 

 

11 pontos estratégicos na cidade
  • COP-BH
  • Estação São Gabriel
  • avenida Cristiano Machado com Via 240, próximo à Estação São Gabriel
  • avenida Vilarinho com Álvaro Camargos
  • avenida Teresa Cristina com Via 210
  • avenida Bernardo Vasconcelos
  • avenida Francisco Sá
  • avenida Prudente de Morais
  • avenida Otacílio Negrão de Lima                               
  • avenida Silva Lobo
  • avenida Silviano Brandão com Pitangui