Pular para o conteúdo principal

Rua de terra em início de pavimentação com caminhão ao fundo, durante o dia.
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura executa obra do Orçamento Participativo no bairro Ribeiro de Abreu

criado em - atualizado em

Obras de drenagem e pavimentação na rua Geraldo Barreto Maia, no bairro Ribeiro de Abreu, estão beneficiando os moradores da região Nordeste de Belo Horizonte. A intervenção é uma reivindicação antiga da população, conquistada no Orçamento Participativo 2009/2010 e que não havia sido executada. Foi iniciada em maio deste ano, dentro do pacote de obras do Orçamento Participativo que estão sendo retomadas pela Prefeitura desde 2017. A via apresentava diversos problemas por ser muito íngreme e pela falta de estrutura. A obra está sendo realizada pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e estão sendo investidos aproximadamente R$ 500 mil.

 

Os serviços na rua Geraldo Barreto Maia começaram no dia 20 de maio. Estão em andamento obras de drenagem e compactação do subleito, execução de base com bica corrida (resistência da pavimentação feita com pedriscos ou britas), pintura, capa asfáltica e salgamento, asfalto provisório que ajuda a evitar poeira e lama.  A previsão de término para as obras é o final do mês de junho.

 

Morador do bairro Ribeiro de Abreu há 20 anos, Valdecy Gonçalves Nunes, 63 anos, está acompanhando de perto o empreendimento. “Recebemos a execução dessa obra com muita alegria. Os carros não subiam e nem desciam esta rua, pois além de ser muito íngreme, ela não tinha pavimentação e nenhuma estrutura. Hoje, a realidade já é outra, os moradores estão muito satisfeitos”, afirma.

 

Marizer Aparecida da Silva Santos, 51 anos, mora exatamente onde as intervenções estão ocorrendo e já vivenciou situações difíceis em função da falta de infraestrutura do lugar. “Temos muitas crianças e idosos que moravam na Rua Geraldo Barreto Maia e o acesso a ela era muito difícil, quando chovia, só via lama, era um sofrimento para chegarmos em nossas casas. Agora está uma maravilha”, relata.

 

 

Orçamento Participativo 

Em janeiro de 2017, havia cerca de 450 empreendimentos aprovados e paralisados no Orçamento Participativo. Com todos os esforços realizados pela Prefeitura, já foram retomados 291 empreendimentos. Desses, 73 foram concluídos. Atualmente, 218 estão em andamento em fases diversas (orçamentos, projetos e obras, entre outros). A Prefeitura está se empenhando assegurar a retomada de todos os empreendimentos do Orçamento Participativo de forma a atender às demandas da população.

 

 

11/06/2019. Prefeitura executa obra do Orçamento Participativo no bairro Ribeiro de Abreu, região Nordeste da cidade. Fotos: Divulgação/PBH