14 August 2019 -
O Museu de Arte da Pampulha, o Museu Casa Kubitschek e a Casa do Baile integram o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, que atrai pessoas de todo o mundo por envolver arquitetura, arte e paisagem de maneira singular.
Os três equipamentos museais são mantidos e gerenciados pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura que, para fortalecer o trabalho integrado entre os museus, estabeleceu diretrizes comuns de preservação, difusão e valorização desse patrimônio cultural, como é o caso dos encontros “Formações na Pampulha”.
“Formações na Pampulha” é uma ação conjunta entre os equipamentos que promove encontros de formação com professores, educadores, estudantes e interessados nas áreas do patrimônio, das artes, da arquitetura, do paisagismo, do design e da educação. A ação é parte do Programa de Ações Educativas Integradas no Território Pampulha, que visa manter e valorizar a identidade de cada equipamento e, ao mesmo tempo, trabalhar de forma articulada, dinamizando a programação cultural e favorecendo as múltiplas leituras da região.
De acordo com a diretora de museus da Fundação Municipal de Cultura, Letícia Dias, a proposta dos encontros formativos traz uma visão que se diferencia, principalmente, pela interdisciplinaridade. “Abordar as áreas do patrimônio, artes, arquitetura, paisagismo, design e educação demonstra uma compreensão da Pampulha como território no qual essas temáticas se entrelaçam. É uma oportunidade de promover ações continuadas com a comunidade que dialogam com as exposições e os acervos apresentados pelos equipamentos culturais", afirma.
Segundo Letícia, por meio do diálogo com as atrações dos museus, os encontros geram experiências, investigações e reflexões a respeito do território Pampulha. Os encontros são ministrados pela equipe técnica das instituições e por profissionais convidados. No primeiro semestre de 2019, Formações na Pampulha realizou três encontros: em abril, na Casa do Baile; em maio no Museu Casa Kubitschek; e em junho, no Museu de Arte da Pampulha. Os próximos, do segundo semestre, serão em agosto e setembro, novamente na Casa do Baile.
Programação 2019
30 de agosto, às 14h
Formação: As diversas paisagens da Pampulha
A palestra abordará o conceito de paisagem, passando pela Unesco e focando na abordagem mais ampla da Convenção Europeia da Paisagem (CEP), mostrando como a paisagem pode restabelecer a conexão do homem com o meio.
Ministrante: Laura Lage
Local: Casa do Baile - Inscrições abertas.
Informações: (31) 3277-7443 e cb.fmc@pbh.gov.br
27 de setembro, às 14h
Formação: De perto e de dentro - mapeamento de vizinhança
Sobre a pesquisa e produção de mapeamentos coletivos que, para além dos diagnósticos urbanos que pretendem detectar problemas, se propõem a identificar potencialidades e redes de colaborações pré-existentes nos territórios de atuação.
Ministrante: Coletivo Micrópolis
Local: Casa do Baile - Inscrições abertas
Informações: (31) 3277-7443 e cb.fmc@pbh.gov.br
Como chegar
Casa do Baile – Avenida Otacílio Negrão de Lima, 751, Pampulha / Ônibus 5401 (MOVE). Descer no Carrefour do bairro São Luís e andar dois quarteirões em direção à Lagoa da Pampulha.