Pular para o conteúdo principal

Prefeitura entrega primeira horta adaptada para idosos na cidade
Divulgação/PBH

Prefeitura entrega primeira horta adaptada para idosos na cidade

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte inaugura nesta terça (21) a primeira horta elevada na cidade. A unidade produtiva de alimentos, instalada no Centro de Referência da Pessoa Idosa (Rua Perdizes, 336, Caiçaras), tem uma estrutura adaptada para promover acessibilidade na produção de alimentos agroecológicos.

 

A unidade produtiva está distribuída em 20 canteiros elevados a 60 centímetros de altura do chão. Além do cultivo de hortaliças, verduras e plantas medicinais, serão ministradas atividades de formação para a promoção da alimentação saudável com foco em educação alimentar e nutricional.

 

A unidade produtiva é parte da Política de Agricultura Urbana e Agroecologia do Município, que conta com mais 110 áreas de produção em instituições como centros de saúde, Cras e Escolas. Além das unidades produtivas institucionais, a capital conta com a produção em áreas remanescentes e terrenos públicos com mais 102 mil metros quadrados, somando mais 50 espaços na cidade. A implantação da horta é uma parceria da subsecretaria de Direitos de Cidadania e da subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional.

 

Centro de Referência da Pessoa Idosa

 

O projeto da unidade produtiva também atende a intenção do município de promover a qualidade de vida dos idosos, potencializando a atuação do CRPI como espaço de socialização e bem-estar, por meio do conhecimento teórico e prático sobre a agricultura urbana. Segundo a diretora de políticas para a Pessoa Idosa, Renata Martins, a inovação pretende melhorar a qualidade de vida dos usuários do Centro de Referência.

 

“A unidade produtiva no CRPI visa incentivar os idosos a criarem hábitos melhores de alimentação, com a produção de alimentos livres de agrotóxicos, além de estimular uma vida mais equilibrada e saudável, com trocas de experiências e momentos de ensinamentos e integração.“

 

O Centro de Referência da Pessoa Idosa é um equipamento da Prefeitura de Belo Horizonte com programas, serviços e ações, com foco na promoção e defesa dos direitos desse público. O espaço agrega políticas sociais, saúde, educação, esportes e cultura entre outras, buscando favorecer condições para o envelhecimento com autonomia, dignidade e saúde, além de exercitar a criação de novas tecnologias na abordagem e cuidado da pessoa idosa.