Pular para o conteúdo principal

Moradores e profissionais da Urbel em beco recém urbanizada próximo às casas da Vila
Foto: Divulgação/PBH

Prefeitura entrega obra de urbanização aos moradores da Vila Marçola

criado em - atualizado em
Os moradores da Vila Marçola, no aglomerado da Serra, região Centro-Sul da Capital, comemoram a conclusão de mais uma obra da Prefeitura, realizada pela Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel). Agora, o beco Boa Esperança está urbanizado, com implantação de rede de esgoto, drenagem e pavimentação. O empreendimento, conquistado por meio do Orçamento Participativo (OP) 2011/2012, foi entregue à comunidade no dia 25 de julho, com a presença de técnicos da Urbel, representantes da empresa contratada e lideranças locais. No total, foram investidos cerca de R$ 350 mil, oriundos do Fundo Municipal de Saneamento. 
 
De acordo com a supervisora de Obras da Urbel, Karine de Oliveira, essa era uma das obras prioritárias para o Governo em vilas e favelas. "Desde o último ano, muitas intervenções foram retomadas por serem consideradas importantes para os moradores. Com a abertura desse beco, por exemplo, conseguimos levar serviços de infraestrutura urbana que não existiam", explicou. Além de promover melhorias como saneamento básico, a obra possibilitou iluminação pública adequada, facilitou o acesso dos pedestres ao local que antes era bastante adensado e ainda transformou uma área remanescente em espaço verde.  
 
O líder comunitário Antônio João de Ramos conta como era difícil viver e passar por ali e diz que a comunidade está satisfeita com as mudanças. "Passagem muito estreita, dificuldade pra colocar poste de luz, moradias com risco construtivo alto, chão alagado com a chuva e esgoto a céu aberto. Assim era a realidade daqui, mas de agora pra frente são novos tempos, porque a Prefeitura está cumprindo o prometido, retomando as obras que estavam paradas. E todos nós estamos vendo que as coisas estão acontecendo", elogiou.
 
Satisfeito, o aposentado José Alves quer mais é usufruir de todos os benefícios que as intervenções trouxeram para sua família e também para os vizinhos. As duas moradias que ficavam em frente à sua casa e estavam em situação de risco construtivo foram removidas. O local ficou amplo, acessível, iluminado e ainda possui uma área que em breve será  bem aproveitada. "Vamos fazer primeiro um jardim cheio de rosas e depois uma hortinha. Já que está tudo limpo e arrumado, temos que ajudar a cuidar. Dá até gosto de chegar em casa e, quando saio tem esse espaço livre com sol batendo na minha porta. Primeiro agradeço a Deus e depois a todos da Prefeitura que estiveram aqui", disse contente. 
 

27/07/2018. Prefeitura entrega obra de urbanização aos moradores da vila Marçola. Fotos: PBH/Divulgação