2 August 2022 -
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, entregou, nesta terça-feira (2), a obra de construção da área de escape no Anel Rodoviário. A obra foi concluída no domingo (31), após nove meses de obras e um investimento de R$ 3,5 milhões com recursos do município. “É uma obra importante para Belo Horizonte que traz segurança no Anel Rodoviário, que é uma área muito perigosa”, afirmou o prefeito durante coletiva de imprensa.
O projeto da área de escape foi desenvolvido pela BHTrans e a execução das obras foi feita com a supervisão da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). A área de escape do Anel Rodoviário é a primeira obra desse tipo construída por iniciativa do poder público no Brasil.
“São sete áreas de escape implantadas no Brasil, e nós fomos os primeiros a fazer uma área de escape com recursos próprios do município. Tanto o projeto quanto a execução foram realizados pela Prefeitura de Belo Horizonte. Foi um trabalho imenso e nós estamos muito orgulhosos de ter entregue essa obra. Nós temos a absoluta certeza que vai ajudar bastante no problema do Anel Rodoviário. Se salvarmos uma vida, a obra valeu a pena”, afirmou o Superintendente de Desenvolvimento da Capital, Henrique Castilho.
No local, foram feitas obras de drenagem, estruturas de concreto, pavimentação, sinalização, iluminação e obras complementares.
A obra entregue foi um esforço da gestão municipal já que o Anel Rodoviário é uma área responsabilidade do Governo Federal. Em agosto do ano passado, um convênio assinado com o DNIT autorizou a Prefeitura a conduzir a contratação e a execução do projeto.
A necessidade de reduzir os acidentes graves no Anel Rodoviário fez a PBH assumir a responsabilidade de executar as obras, como uma medida para aumentar a segurança na via. Segundo dados do Comando de Policiamento Rodoviário, mais de 270 acidentes foram registrados entre janeiro e junho deste ano.
O superintendente de Mobilidade de Belo Horizonte, André Dantas, destacou a importância desse tipo de obra para evitar acidentes no Anel Rodoviário. “Tenho convicção que neste momento estamos ofertando uma infraestrutura capaz de reduzir o risco de acidentes. É muito importante dizer isso. Acidentes acontecem porque há uma combinação de fatores, o usuário, a infraestrutura e o veículo, e nós estamos fazendo a nossa parte, oferecendo uma infraestrutura extremamente segura em nível internacional”.
A nova área de escape no Anel Rodoviário fica localizada no trecho entre a BR-040 e o trevo do bairro Betânia, a poucos metros do acesso ao bairro Buritis.
Chamada de “descida do Betânia”, a obra engloba um trecho de quase 400 metros. O km 541 foi escolhido estrategicamente pelo tamanho da área necessária para a construção, o ângulo de aproximação em relação à curva e a distância do trecho onde ocorrem as retenções.
Os 280 metros iniciais são em pavimento flexível (asfalto) e parte em pavimento rígido (concreto), com pintura xadrez branca e vermelha, começando sob a forma de uma cunha e atingindo a largura máxima de 8,5 metros.
Nos 93,5 metros intermediários fica localizada uma caixa preenchida com argila expandida, com largura constante de 5 metros ladeada por uma faixa de 3,5 metros de pavimento flexível do lado esquerdo. Os 25 metros finais são em pavimento flexível para auxiliar na retirada de veículos e manutenção da caixa de cinasita.
Como funciona
A área de escape é um dispositivo de segurança adotado em trechos de longas descidas, com o objetivo de evitar acidentes pela perda de freios ou qualquer outra falha mecânica dos veículos.
A estrutura é composta por uma caixa de concreto preenchida com argila expandida, que aumenta o atrito e reduz a velocidade do veículo, em uma lógica semelhante à usada em pistas de automobilismo.
No Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP-BH) os agentes da BHTrans vão monitorar a operação da área de escape 24 horas por dia. Uma câmera foi especialmente instalada bem em frente à estrutura e, no momento em que um veículo entrar na área de escape, uma equipe operacional da BHTrans será acionada para sinalizar a via, se necessário fazer o fechamento do trecho e registrar todos os dados do veículo e do condutor.
Imediatamente, o reboque pesado da BHTrans entra em operação para fazer a remoção do veículo. Enquanto isso, outra equipe operacional fica responsável pela recomposição da caixa de argila e limpeza da área.
A atuação no Anel Rodoviário é da Polícia Rodoviária Estadual. A BHTrans montou um esquema com sinalização de advertência instalada ao longo do trecho, desde a conexão com a BR-356, alertando para que os veículos testem os freios e, em caso de necessidade, façam uso da área de escape.