Pular para o conteúdo principal

Centro de Saúde Urucuia
Foto: Divulgação/PBH

Prefeitura entrega nova sede de Centro de Saúde no Barreiro

criado em - atualizado em

Em funcionamento a partir desta segunda-feira, dia 27, a nova sede do Centro de Saúde Urucuia está localizada na rua Nelson de Paula Pires, 325, Pongelupe, na região do Barreiro. A unidade garante atendimento integral a cerca de 19 mil moradores dos bairros Urucuia, Novo Santa Cecília, Corumbiara, Solar do Barreiro e Pongelupe, que agora passam a contar com uma estrutura totalmente ampliada e acessível às pessoas com mobilidade reduzida, além de ambientes acolhedores, confortáveis e muito mais humanizados. 

 

A nova sede, que possui dois andares de área construída em aproximadamente 1 mil m², trouxe benefícios para a comunidade e também para os trabalhadores da unidade, que agora contam com muito mais espaço para realizarem as suas atividades diárias. São 17 consultórios médicos e um odontológico; salas de espera, triagem, procedimentos, curativo, coleta, vacina, higienização e multiuso; farmácia; zoonoses; setores administrativos, dentre outros. Toda a construção foi executada com tecnologias sustentáveis, acessos independentes, integração dos ambientes e revestimentos de fácil higienização.

 

Para garantir o atendimento à população, o Centro de Saúde Urucuia mantém cinco equipes de Saúde da Família e três de Saúde Bucal; equipe de apoio, composta por clínico geral, ginecologista, pediatra, enfermeiro, farmacêutica e técnicos de enfermagem; Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, além do pessoal administrativo. Também integra o trabalho uma equipe multiprofissional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), formada por psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, nutricionista, fisioterapeuta e educador físico. 

 

A nova sede do Centro de Saúde Urucuia faz parte do pacote de obras da Prefeitura que prevê a reconstrução de 40 centros de saúde, uma Central de Material Esterilizado e um laboratório central, por meio de Parceria Público Privada (PPP). Até o momento já foram reconstruídos e entregues 20 centros de saúde, sendo cinco deles na região do Barreiro. Todos os centros de saúde contemplados terão espaço físico padronizado e áreas com 100% de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.