Pular para o conteúdo principal

Prefeitura entrega mais um campo revitalizado pelo programa Várzea Viva
Divulgação/PBH

Prefeitura entrega mais um campo revitalizado pelo programa Várzea Viva

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte reabre, neste domingo (19), a partir das 10h, o Campo do Mineirinho, revitalizado dentro do programa Várzea Viva. O espaço, que fica na rua São Vicente, 701, no bairro Granja de Freitas, será entregue à população com grama sintética, iluminação de LED, requalificação dos vestiários, alambrado e arquibancada.

 

O campo do Mineirinho, que ocupa uma área total de 7,5 mil m², é o segundo equipamento revitalizado na região Leste de Belo Horizonte. Além dele, o campo do Jonas Veiga, com área de 2.605 m², também foi reestruturado com a instalação de grama sintética e iluminação de LED, e reformas do vestiário e alambrado. As obras foram viabilizadas por grupos investidores que venceram os processos de licitação.

 

Para marcar a reabertura, o Mineirinho Esporte Clube fará uma partida de futebol festiva e, também, será realizado um jogo entre equipes da categoria Sub-17 feminino, pela Copa Centenário 2023.

 

História do Mineirinho

O Mineirinho Esporte Clube foi fundado por um grupo de amigos que, habitualmente, se reunia para um bate-papo descontraído e jogar futebol, nos finais de semana. Em 1976, os amigos resolveram fundar a agremiação registrada, inicialmente, como Alto do Minério, por causa do minério de ferro da região. Logo depois, com o novo nome, Mineirinho Esporte Clube (MEC), começa a trajetória de uma equipe que tem como características a garra, a determinação, a vontade de vencer e o respeito pelos adversários.

Projeto Várzea Viva 

O projeto Várzea Viva é desenvolvido, desde 2017, pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com a finalidade de viabilizar reformas e revitalização de campos municipais, em parceria com investidores, beneficiando as comunidades e desonerando os cofres públicos.

 

As melhorias nos campos incluídos no projeto Várzea Viva têm custo zero para a Prefeitura, visto que são realizadas com o aporte de investidores que vencem um processo de licitação pública e se credenciam a fazer o investimento. O vencedor da licitação assina contrato de 15 anos, com possibilidade de renovação.

 

Em média, da licitação que define o parceiro investidor à entrega do campo com revitalização concluída, o processo dura de seis meses a um ano, aproximadamente.

 

Até o momento, foram finalizadas as revitalizações dos campos: Inconfidência, Santa Cruz, Reunidos, Arena Morro das Pedras, Jonas Veiga e, agora, do Mineirinho. Os campos do Betânia, Racing, do bairro Universitário e Morada do Sol, de Venda Nova, estão em obras e serão concluídos em breve.