Pular para o conteúdo principal

Prefeitura e parceiros desenvolvem ações no mês da pessoa com deficiência
Foto: Arte Divulgação/PBH

Prefeitura e parceiros desenvolvem ações no mês da pessoa com deficiência

criado em 08/09/2022 - atualizado em 08/09/2022 | 15:48

Ao longo de todo o mês, a Prefeitura de Belo Horizonte e parceiros desenvolvem ações de conscientização e sensibilização sobre os direitos das pessoas com deficiência. O Setembro Verde, como ficou conhecida a campanha, busca fortalecer a luta por inclusão e ampliar a visibilidade do movimento. A programação para esta edição tem formato híbrido e inclui extensa agenda de debates, oficinas, exposições, e encontros e visitas com jogos, brincadeiras e atividades de exploração sensorial do espaço.

As atividades são organizadas pela Diretoria de Políticas para as Pessoas com Deficiência, em parceria com uma rede de associações, grupos culturais e outros movimentos da cidade. Neste ano, a segunda edição do festival Acessa BH integra a programação da campanha trazendo espetáculos e apresentações teatrais, de dança, música e literatura. Confira a programação completa.

Segundo Luiz Porto Vilani, diretor de Políticas para as Pessoas com Deficiência, desde 2017, a Prefeitura de Belo Horizonte estendeu o período de realização da campanha para todo o mês. Para o diretor, o Setembro Verde promove um diálogo sobre o tema com a população de Belo Horizonte e é fundamental para a promoção de estratégias de inclusão. “Setembro Verde é fundamental para conscientizar a população sobre a inclusão e acessibilidade e promover a visibilidade de um público muitas vezes invisível aos olhos da sociedade. As atividades buscam sensibilizar o público e dar protagonismo às pessoas com deficiência, oferecendo um ambiente que possibilite a efetiva participação e defesa de seus direitos”, explica.

Políticas para Pessoas com Deficiência

Em Belo Horizonte, a Diretoria de Políticas para as Pessoas com Deficiência (DPPD), que integra a estrutura da Subsecretaria Direito e Cidadania, é a responsável pela gestão das políticas públicas para pessoas com deficiência, atuando prioritariamente como órgão articulador junto com a sociedade civil organizada.

Várias ações para assegurar a garantia dos direitos das pessoas com deficiência e elaboração das propostas para as políticas públicas de inclusão são desenvolvidas durante todo o ano, de forma intersetorial por diversos órgãos municipais e o Conselho Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência. Conheça as ações da Diretoria de Políticas para Pessoas com Deficiência.