Pular para o conteúdo principal

Região da Izidora
Foto: Rodrigo Clemente

Prefeitura e ONU firmam acordo para intervenções sustentáveis na Izidora

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com agências das Nações Unidas (ONU-Habitat e UNOPS), desenvolverá um Plano de Urbanização Sustentável na região da Izidora, cujas principais ações estão relacionadas à urbanização, com foco em infraestrutura, recuperação ambiental, implantação de equipamentos públicos, melhorias habitacionais e intervenção em áreas de risco. Pretende-se desenvolver um projeto totalmente inovador, baseado em princípios de sustentabilidade, com adoção de infraestrutura verde e soluções focadas na natureza. Todo o projeto será construído de forma participativa com a comunidade.

 

A Região da Izidora é uma área que possui atributos ambientais de extrema relevância para toda a cidade e parte da área está ocupada.  Por meio desse projeto, pretende-se melhorar a qualidade de vida das cerca de 4,2 mil famílias residentes no local, além de preservar e recuperar a fauna, a flora e as 280 nascentes e 64 córregos da região.  A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Política Urbana, está alinhada com o novo Plano Diretor (Lei 11.181/19), que tem como compromissos a implementação da Nova Agenda Urbana (NAU) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

 

O acordo de cooperação com as agências das Nações Unidas prevê investimento de R$12,3 milhões para o desenvolvimento dos estudos e projetos básicos das ações. O Plano de Urbanização Sustentável da Região da Izidora vai orientar a busca de financiamento para a contratação de projetos executivos e das obras para implantação de infraestrutura e intervenções urbanísticas necessárias para as melhorias sociais e ambientais dessa região da cidade.

 

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) é a agência das Nações Unidas que atua em prol do desenvolvimento urbano social, econômico e ambientalmente sustentável e promove a moradia adequada para todas e todos.

 

O UNOPS é o organismo das Nações Unidas que presta serviços de infraestrutura, compras e gestão de projetos para um mundo sustentável.