Pular para o conteúdo principal

Prefeitura discute economia criativa em Belo Horizonte

12/12/2018 | 20:33 | atualizado em 12/12/2018 | 20:34

Dentro das comemorações dos 121 anos da capital mineira, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Sebrae Minas, promoveu na quarta-feira, dia 12 de dezembro, o seminário Horizonte Criativo, um movimento para consolidar e comunicar o território da economia criativa e da inovação na cidade. A iniciativa vai valorizar regiões importantes, aproveitando a vocação, da capital, para as artes, a cultura, a gastronomia, o turismo, a tecnologia e a inovação. A primeira proposta discutida foi o eixo Lagoinha, antigo bairro boêmio da capital mineira e berço da imigração italiana.

 

 O objetivo do seminário foi iniciar a elaboração de um projeto de fomento à economia criativa em Belo Horizonte, de forma democrática. A proposta vai trabalhar os setores criativos como instrumento estratégico para o desenvolvimento socioeconômico de cidade, contribuindo para a diversificação, competitividade, inovação, atração de investimentos, sustentabilidade, inclusão social, potencial turístico e expansão econômica da cidade.

 

 O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Beato, destacou a importância da economia criativa no Brasil, em Minas e em Belo Horizonte. Segundo ele, o movimento Horizonte Criativo é integrado também pela Secretaria Municipal de Cultura e outros órgãos da Prefeitura de Belo Horizonte, como a secretarias municipais de Segurança e Política Urbana, entre outros, e com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas).

 

Programação

A programação do seminário teve a palestra de Ana Carla Fonseca sobre Economia Criativa e o painel “Economia criativa e inovação como motores do desenvolvimento de Belo Horizonte”. O grupo de samba A Turma da Turma, da Lagoinha, fez uma apresentação musical.

 

A iniciativa reuniu o secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira, o subsecretário de Assuntos e Investimentos Estratégicos, Marcos Mandacaru, a subsecretária de Planejamento Urbano, Izabel Dias de Oliveira Melo, o diretor do Sebrae Minas, Marden Magalhães, o presidente da Belotur, Aluizer Malab, e o superintendente-executivo do P7 Criativo, Leonardo Guerra. Participaram também a assessora da Secretaria Municipal de Cultura, Graziella Medrado, a assessora da Belotur, Neuma Horta, e a coordenadora-executiva da coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Juliana Crepalde.

Ouça este conteúdo

Últimas Notícias

Mapa de intervenção na rua Simão Tamm, no bairro Cachoeirinha, entre os dias 26 e 29/4. Intervenção no Cachoeirinha apresenta modelo de rua mais segura para pedestres

Intervenção temporária realizada pela Prefeitura na rua Simão Tamm, no Cachoeirinha, apresenta modelo de rua mais segura para os pedestres.

24/04/2019 | 20:37
Mapa de operação especial de trânsito no entorno do Mineirão para o show do Los Hermanos no dia 26/4. Entorno do Mineirão tem operação de trânsito para show do Los Hermanos

Na sexta-feira, dia 26/4, BHTrans realiza operação especial de trânsito e transportes em função do show do Los Hermanos, no Mineirão.

23/04/2019 | 18:55