Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Macaíba visita COP-BH para conhecer Observatório do Espaço Urbano
Divulgação/PBH

Prefeitura de Macaíba visita COP-BH para conhecer Observatório do Espaço Urbano

criado em - atualizado em

O prefeito da cidade de Macaíba, no Rio Grande do Norte, Emídio Júnior, visitou as instalações do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), nessa quarta-feira (10), acompanhado do secretário de Segurança Pública do município, Rondinelli Dantas. Eles vieram à capital para conhecer o trabalho realizado pelo Observatório do Espaço Urbano. Os dois foram recebidos pela diretora do COP-BH, Geórgia Ribeiro e sua equipe técnica.

 

A Gerência do Observatório do Espaço Urbano tem como competência produzir informações para subsidiar o monitoramento da cidade, para possibilitar a pronta resposta de ocorrências, a gestão de situações críticas, as operações integradas, entre outras medidas. O prefeito Emídio destacou que realizará em Macaíba, ainda no  decorrer deste ano, um concurso para formar a  Guarda Municipal , instituição que ainda não existe naquela cidade.

 

De acordo com Emídio, está prevista também a inauguração do Centro de Operações Integradas em Segurança Pública (COISP) de Macaíba. Ele avaliou a experiência de Belo Horizonte como sendo fundamental para o amadurecimento desses projetos. O gerente do Observatório do Espaço Urbano, Mário Monteiro, explicou aos visitantes a importância da integração de dados para as análises e ações do COP-BH.

 

“O Observatório do Espaço Urbano compila os dados, modela as informações e produz conhecimento para diversas ações, como as preventivas. Os dados da BHTrans, por exemplo, aliados aos da Subsecretaria de Fiscalização, geram informações importantes para atuarmos na prevenção contra o furto de cabos semafóricos”, destacou Mário.