Pular para o conteúdo principal

 Prefeitura retoma e amplia produção na biofábrica de joaninhas
Foto: Amira Hissa

Prefeitura de BH retoma e amplia produção na biofábrica de joaninhas

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente retomou a produção na biofábrica de joaninhas e a distribuição de kits, atividade que havia sido interrompida devido à pandemia da Covid-19. As joaninhas e crisopídeos são insetos que podem combater, de forma natural, populações de organismos indesejáveis em hortas, jardins, pomares e arborizações. 

Com o objetivo de controlar as pragas urbanas, a Prefeitura de Belo Horizonte criou, em 2018, uma biofábrica para o controle biológico de pragas em áreas verdes e hortas urbanas sem o uso de agrotóxicos ou pesticidas. 

Instalada na Casa Amarela, no Parque das Mangabeiras, a biofábrica funciona como um laboratório onde os insetos são criados com dieta e temperatura controladas.  Eles são alimentados e colocados para acasalar e os ovos e larvas são cuidados para completar seu ciclo até atingir a fase adulta. 

Desde a retomada na produção, já foram entregues mais de 500 kits, que correspondem a 5 mil insetos. Com a ampliação desta atividade, a meta para 2022 é produzir, em média, 50 mil joaninhas e entregar mais de 5 mil kits. 

A joaninha é um inimigo natural das pragas. Ao se alimentar de outros insetos (pulgão, mosca-branca, etc.), ela limpa a planta, que assim consegue crescer de maneira saudável, sem precisar do uso produtos químicos para este controle.