Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de BH reforça atuação da Guarda Municipal na virada do ano
Divulgação/PBH

Prefeitura de BH reforça atuação da Guarda Municipal na virada do ano

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte vai reforçar o efetivo da Guarda Civil Municipal nos locais com previsão de maior concentração de pessoas na virada de ano na capital. Nas praças da Liberdade e Raul Soares, por exemplo, o efetivo será duplicado. A Praça do Papa, no Mangabeiras, a Praça Geralda Damata Pimentel, na Pampulha, e a Praça do Cristo, no Barreiro, também serão alvo de atenção especial.

Além de coibir a ação de criminosos que costumam praticar furtos e roubos em locais onde há aglomerações, evitando assim ocorrências de violência, as equipes da Guarda Municipal poderão ser vistas circulando tanto a pé entre o público, quanto em rondas com viaturas, mantendo a atenção voltada também para a preservação do patrimônio público contra o vandalismo e na manutenção da ordem pública.

Para a Praça da Liberdade o efetivo de 15 guardas municipais, que vinha sendo empenhado desde a semana do Natal, será ampliado, passando a ser feito por 30 agentes, divididos em 10 viaturas. Na Praça Raul Soares, onde a Prefeitura instalou árvore e luzes de Natal, os guardas municipais irão atuar na segurança da população e do patrimônio público da mesma forma, com rondas motorizadas e a pé.
 

O patrulhamento das Praças do Papa, da Pampulha, do Cristo, por sua vez, será feito com rondas motorizadas, por se tratarem de locais que demandam deslocamentos rápidos e que têm áreas mais amplas a serem monitoradas. O efetivo responsável pela região onde cada uma das praças está localizada ficará no apoio, para se somar às equipes das rondas, caso seja necessário.

Fluxo do trânsito

Para que o trânsito de motoristas e pedestres também ocorra com segurança, as equipes da Inspetoria de Trânsito da Guarda Municipal terão a atuação intensificada no entorno do Terminal Rodoviário JK, da Rodoviária e dos grandes centros comerciais, sobretudo nos mais populares, como o Oiapoque. Os agentes atuaram no apoio às ações da BHTrans para garantir a fluidez das vias e no cumprimento das regras do CTB por parte dos motoristas.