Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de BH recebe terreno onde está Ocupação Izidora
Rodrigo Clemente/PBH

Prefeitura de BH recebe terreno onde está Ocupação Izidora

criado em - atualizado em

O prefeito Fuad Noman participou, na manhã desta sexta-feira (22), de cerimônia de sanção da lei estadual que viabiliza a regularização fundiária da Ocupação Izidora, na região Norte da capital. A legislação transfere a posse do terreno onde está a ocupação para a Prefeitura, o que permitirá que o município possa atuar na urbanização da área. A área tem 1,5 milhão de metros quadrados e abriga cerca de 13 mil pessoas. 

Desde 2019, quando as Ocupações da Izidora foram reconhecidas no Plano Diretor, a Prefeitura de Belo Horizonte vem realizando todos os passos necessários não só para a regularização fundiária, mas para a urbanização de qualidade e ambientalmente adequada, visto a relevância ambiental da região e a vulnerabilidade social das famílias.

“A prefeitura agora, depois desse ato, pode tomar as providências necessárias. Fazer a urbanização, fazer as vias de acesso, resolver o problema e preparar cada um dos moradores para receber o seu Título de Posse”, comemorou o prefeito Fuad Noman.

O processo de regularização fundiária será  viabilizado após a conclusão dos Planos de Urbanização, da elaboração dos projetos básicos e executivos, e após as obras de infraestrutura, moradia e áreas e equipamentos públicos, garantindo a mitigação de áreas de risco geológico e a destinação das áreas de preservação ambiental; premissas essenciais para garantir a dignidade das famílias e a regularização fundiária historicamente implantada pela Política Municipal de Habitação.

Para começar a urbanização da Ocupação Izidora, é necessário um empréstimo de R$ 1 bi, junto ao Banco Mundial, que já está sendo discutido, segundo Fuad Noman. Ele também espera pela aprovação de projeto de lei que autoriza o financiamento e deve ser votado em segundo turno na Câmara Municipal. 

“Nós vamos construir uma cidade dentro de Belo Horizonte. Esse projeto já está na Câmara, nós estamos aguardando que, agora, com essa assinatura, a Câmara possa acelerar o projeto. Assinaremos o contrato com o Banco Mundial e aí começaremos as obras. Vamos começar a mudar a vida da comunidade que está lá no Isidora”.

Compreendendo a urgência local, a PBH iniciou frentes estratégicas para que o município realizasse as intervenções de urbanização na área. Sendo elas:

Instalação do Centro de Referência Urbana (CREURB) no território que, desde 2019, realiza mediação diária com os moradores das ocupações auxiliando na provisão de direitos básicos como endereço cidadão, mediação com concessionárias do Estado de luz e água, realização de obras emergenciais para melhoria das vias existentes e contenção de riscos geotécnicos. O atendimento ao risco inclui também vistorias, com eventual remoção/ demolição no caso de risco identificado, com encaminhamento da família ao reassentamento temporário e acompanhamento social.

  • Implantação de obras emergenciais paliativas para contenção de encostas e vias; Regularização de ruas e avenidas utilizando material reciclado (restos de demolição fornecido pela SLU) e fresado;Implantação de bueiro tubular (provisório) para passagem livre das águas e melhoraria do acesso; Drenagem superficial para manter a integridade das vias (em vias específicas). 

 

  • Rondas de fiscalização das áreas ambientais e cercamento de áreas de preservação permanente, áreas de risco, áreas de convívio e  áreas de  futuras instalações públicas e comunitárias.

 

  • Implementação do Programa Endereço Cidadão que prevê a emissão pela Secretaria Municipal de Política Urbana de certidão de endereço temporária em territórios demarcados como de interesse social e que permitiu a entrada da infraestrututra de água, saneamento e luz nas ocupações.

 

  • Cooperação Técnica com agências da ONU para elaboração do Plano de Urbanização Sustentável - concluído - e Projetos Básicos - em execução,  em uma parceria inédita entre a Prefeitura de Belo Horizonte para elaboração de planos para assentamentos informais.

 

  • Busca de financiamento para Projeto executivo e obras de urbanização, infraestrutura, estabilização de encostas, equipamentos públicos e habitações de interesse social.