5 September 2025 -
A Secretaria Municipal de Política Urbana promove neste sábado (6) mais um encontro do Programa “Já Tô Lá”, voltado para moradores, trabalhadores, lideranças e frequentadores dos bairros próximos ao Córrego Olaria, na Região do Barreiro. O evento será das 9h às 17h na Escola Municipal Ciac Lucas Monteiro Machado, localizada na Rua Otaviano de Carvalho, 12, Vila Pinho. Essa fase é essencial para avançar à próxima etapa do programa, que envolve a construção conjunta de propostas que atendam às necessidades reais dos territórios.
Pela manhã, será apresentada e discutida a caracterização integrada do território, com foco na região do Plano de Estruturação Urbano-Ambiental, no entorno do Córrego Olaria. Serão compartilhados os resultados das pesquisas realizadas na primeira fase do programa. Essa etapa é fundamental para que os participantes avaliem e complementem o entendimento sobre os desafios e as potencialidades da área.
À tarde, o foco será a apresentação das alternativas técnicas preliminares para drenagem, saneamento e questões relacionadas a riscos geológicos e geotécnicos, bem como na escuta da população a respeito destes temas
“O encontro é um convite para que toda a comunidade participe ativamente desse momento decisivo do programa. A união do conhecimento técnico com a experiência de quem vive e frequenta a região é o caminho para desenvolver soluções eficazes e sustentáveis”, destaca a gerente de Mobilização e Educação Urbana da Secretaria Municipal de Política Urbana, Cristina Sá.
Desenvolvimento estratégico
Iniciado em março de 2024, o Programa Já Tô Lá – Desenvolvimento Estratégico da Região do Jatobá é uma iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte para construir, de forma integrada e participativa, propostas de melhorias e desenvolvimento urbano, ambiental e social para o Vale do Jatobá, no Barreiro.
Os estudos estão organizados em áreas temáticas que abrangem infraestrutura, desenvolvimento socioeconômico e meio ambiente urbano. As propostas, que incluirão estimativas de custos e análise de viabilidade para implantação, serão estruturadas em seis eixos, considerados essenciais para o bem-estar da população e o equilíbrio do território: Moradia; Desenvolvimento socioeconômico; Recuperação ambiental de fundo de vale, áreas verdes e lazer; Mobilidade e acessibilidade; Saneamento básico; e Áreas de risco.
O Programa está alinhado ao Plano Diretor de Belo Horizonte (Lei nº 11.181/2019) e aos princípios da Nova Agenda Urbana da ONU-Habitat. Com base em um processo colaborativo, propõe um modelo de gestão territorial mais justo, inclusivo e sustentável, com potencial de ser replicado em outras regiões da cidade.
O Já Tô Lá abrange 29 bairros e ocupações, que reúnem diferentes realidades: assentamentos de interesse social, bairros consolidados, zonas industriais e áreas ambientalmente sensíveis. Esse território diverso, que se estende do Córrego Olaria até a Avenida Senador Levindo Coelho, é o foco dos estudos que orientam a elaboração de planos de ação construídos em diálogo com quem mora, trabalha ou circula na região.