Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de BH promove melhorias no transporte coletivo no bairro Casa Branca
Arte/PBH

Prefeitura de BH promove melhorias no transporte coletivo no bairro Casa Branca

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte informa que, a partir desta quinta-feira (21), as linhas 9411 (Casa Branca/São José) e 9550 (Casa Branca/São Francisco, via Estação José Cândido) terão os itinerários alterados no bairro Casa Branca. As mudanças partiram de solicitações da comunidade, por meio da Comissão Regional de Transportes e Trânsito - CRTT Leste, e o objetivo é melhorar o acesso à região e ao Condomínio Parque Residencial Espanha. 

A divulgação dessas melhorias foi realizada por meio da distribuição de folhetos e nos ônibus da linha. Para conferir os novos itinerários das linhas 9411 e 9550, acesse o Portal da PBH.

Linha 9411

Sentido Casa Branca/São José: Avenida Santa Albertina (ponto final), Rua Antônio Rodrigues da Costa, Rua Profª Glória Baracho, Avenida Santa Albertina, seguindo itinerário atual.
Novo ponto de ônibus: Rua Profª Glória Baracho, 292. 

Sentido São José/Casa Branca: Itinerário atual até Rua Lamim, Avenida Santa Albertina, Rua Profª Glória Baracho, Rua Antônio Rodrigues da Costa, Rua Liliana Velloso Melo, Avenida Santa Albertina (ponto final). 

Novo ponto de ônibus: Rua Antônio Rodrigues da Costa, 555.

Linha 9550

Sentido Casa Branca/São Francisco: Sem alteração no itinerário.

Sentido São Francisco/Casa Branca: Itinerário atual até Rua Lamim, Avenida Santa Albertina, Rua Julindo Batista Lins, Rua Antônio Rodrigues da Costa, Avenida Santa Albertina (ponto final).

Novo ponto de ônibus: Rua Antônio Rodrigues da Costa, 555.

CRTT

Melhorias como as implantadas nas linhas 9411 e 9550 são fruto do diálogo constante da Prefeitura de Belo Horizonte com a população por meio da Comissão Regional de Transportes e Trânsito (CRTT).  Elas atuam nas nove regionais do município e são uma instância de participação popular de caráter consultivo, sugestivo, opinativo e informativo sobre o sistema de transporte e trânsito de Belo Horizonte. 

Coordenada pela BHTrans, as CRTTs visam assegurar à comunidade local o acesso à informação e a participação no processo de elaboração, debate, sugestão, implantação, desenvolvimento e manutenção das políticas públicas de transportes e trânsito no âmbito de abrangência da respectiva.

Melhorias no transporte coletivo

A política de melhoria do transporte coletivo da Prefeitura de Belo Horizonte já colocou 648 novos ônibus – todos com ar-condicionado, suspensão a ar e acessibilidade – rodando nas linhas da capital. O número supera, em mais de 220 veículos, a exigência prevista na Lei 11.458/23, sancionada pelo prefeito Fuad Nomam, que era a inclusão de 420 coletivos na frota da capital. Com a entrada dos novos ônibus, Belo Horizonte já conta com quase 80% da frota com ar-condicionado e suspensão a ar. A idade média dos veículos que era de seis anos e oito meses em julho/2023, caiu para cinco anos e sete meses.

Além disso, desde fevereiro, 13 linhas tiveram acréscimo de viagens. Ao todo foram 54 viagens a mais em dias úteis e nos fins de semana. O sistema já contabiliza 24.142 viagens nos dias úteis – número que supera a determinação da Lei 11.458/23 –, reduzindo a lotação nos veículos.