Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de BH promove campanha de valorização dos idosos
Divulgação/PBH

Prefeitura de BH promove campanha de valorização dos idosos

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte promove, durante todo este mês, uma programação com diversas ações de conscientização e sensibilização sobre os direitos da pessoa idosa e a temática do envelhecimento saudável e ativo. As ações do Outubro Prateado são para marcar os 20 anos do Estatuto do Idoso, atualmente chamado de Estatuto da Pessoa Idosa. Confira a programação completa.

Serão promovidos durante a programação oficinas, rodas de conversa, palestras, além dos 9 Fóruns Regionais da Pessoa Idosa. Destaque para o seminário que abre oficialmente o Outubro Prateado, intitulado “Valorização, Respeito, Cuidado – Caminhos do Envelhecer”, com a participação do médico e gerontólogo, Alexandre Kalache.

A campanha Outubro Prateado pretende estimular a preservação da autonomia e independência, reconhecer e agradecer às pessoas com mais de 60 anos pelas contribuições, além de buscar a construção de uma cidade que cuide dos idosos e se prepare para o envelhecimento. A programação conta com realização da Prefeitura, por meio da Diretoria de Políticas para as Pessoas Idosas, em parceria com a rede socioassistencial e sociedade civil organizada. 

Cuidado e Qualificação das Políticas Públicas

Em 2020, BH aderiu à estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, conjunto de iniciativas que tem por objetivo garantir um envelhecimento saudável, inclusivo e participativo.

Além de realizar qualificar os serviços de forma contínua, a Prefeitura de Belo Horizonte vem trabalhando com um comitê formado por servidores públicos, idosos e Organizações da Sociedade Civil para a construção do primeiro Plano Municipal do Envelhecimento. O documento constituirá importante instrumento democrático na construção e na efetivação de políticas públicas como direitos do cidadão idoso e dever do Estado.