Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de BH mantém permanentemente o trabalho de capina na capital
Divulgação/PBH

Prefeitura de BH mantém permanentemente o trabalho de capina na capital

criado em - atualizado em

A capina e a roçada de áreas públicas pertencentes ao município representam um dos serviços mais relevantes prestados pelos garis na cidade. Somente no primeiro trimestre de 2024, já foram limpos em Belo Horizonte 1.255.328 metros quadrados de áreas públicas, um espaço equivalente a mais de 116 campos de futebol. Os garis retiraram 3.712,42 toneladas de vegetação e resíduos destes locais. São lotes, taludes e terrenos que normalmente estão localizados em margens de córregos, nas laterais dos grandes corredores viários, no entorno de equipamentos públicos, em travessias, escadarias e vias não planejadas usadas por pedestres, entre outros.

A Praça da Lavadeira, no Bairro Colégio Batista, que ocupa uma grande área em cima dos túneis da Lagoinha, foi alvo de um grande mutirão por parte da SLU nesse sábado (6). O trabalho, que começou às 7h30 e terminou às 16h, contou com 88 garis e dez caminhões básculas. Somente nesse local, foram recolhidas 17,6 toneladas de resíduos de capina e roçada.

A chefe do Departamento de Serviços de Limpeza Urbana da SLU, Erika Resende, destaca que o serviço é feito de forma programada ao longo do ano em toda a cidade. “A SLU possui uma programação regular de atendimento para estas áreas. O serviço proporciona ampliação da visibilidade e mobilidade para a população que transita por esses locais, além de contribuir com aspectos como segurança, bem-estar e melhoria da percepção da limpeza”, destaca.

Além das áreas públicas, a SLU também mantém permanentemente o serviço de capina e roçada nas vias públicas de Belo Horizonte. Em média, cerca de 3 mil quilômetros de sarjetas de passeios, calçadas e canteiros centrais são capinados todos os meses em Belo Horizonte. A frequência mínima é de pelo menos quatro vezes ao ano em cada via, obedecendo a uma programação. Somente nesses locais, a SLU capinou mais de 8 mil km nos três primeiros meses deste ano.

Na próxima semana, a limpeza de áreas públicas continua. No Barreiro, a limpeza será nos taludes e alças do viaduto da Avenida Waldir Soeiro Emrich (Via do Minério) com Anel Rodoviário, na divisa dos bairros Betânia e Novo das Indústrias.

Na Regional Nordeste, serão limpos o lote da Rua 3.074, esquina com Rua João Lemos (Paulo VI), a área localizada na Rua José de Lima Géo, esquina com rua Damião Santos Araújo (Jardim Vitória) e a Rua 2.377, entre ruas 8 e Maria Guerzonni Fernandes (Vista do Sol) também passarão por capina e roçada.

Na Regional Norte, serão limpas as marginais dos córregos Desembargador Cândido Martins (Tupi/Lajedo), Angu da Santinha (Ribeiro de Abreu) e Pedro Carvalho (Xodó Marize), além da Rua Progresso (Novo Tupi).

Na Regional Oeste, serão limpas áreas remanescentes na Vila Custodinha e as margens do córrego Ponte Queimada (Estoril e Palmeiras).

Na Pampulha, a limpeza será na avenida Professor Clóvis Salgado, com capina e limpeza do córrego Sarandi, principal afluente da Lagoa da Pampulha. Também serão limpos os taludes e as alças de viadutos nas avenidas Antônio Carlos (São Francisco) e as margens do córrego São Francisco, na Avenida Aimee Semple Mcpherson (São Francisco). Haverá também, além de capina em escadarias e vias de trânsito para pedestres no Engenho Nogueira e Jardim Alvorada.

Em Venda Nova, desde a semana passada, está sendo feita a limpeza das margens dos córregos Capão/José Baluarte/Cel. Manoel Porto. Ela foi iniciada na rua dos Navegantes (bairro Céu Azul) e será finalizada na avenida Padre Pedro Pinto. Também estão sendo limpas as áreas públicas dos córregos Marimbondo (Santa Mônica) e Ribeirão Vermelho (Piratininga).