Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de BH inicia plantio de árvores na região da Pampulha nesta sexta-feira
Divulgação/PBH

Prefeitura de BH inicia plantio de árvores na região da Pampulha nesta sexta-feira

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realizou nesta sexta-feira (1º) o plantio de árvores na região da Pampulha – ação que faz parte da medida compensatória para a realização da Stock Car Pro de 2024 na capital. A expectativa é que até este fim de semana sejam plantadas 63 novas árvores com altura entre 2,5 e 6 metros de altura, das espécies Pau Ferro, Oiti, Saboneteira, Ipê Amarelo, Sapucaia e Ipê Branco. Elas correspondem às mesmas espécies e características das árvores que começaram a ser suprimidas ao redor do estádio do Mineirão, onde será construída a pista para a realização do evento automobilístico.

Esta é a maior medida compensatória já adotada na capital, pois, até a realização do evento, em agosto, a PBH terá plantado 688 árvores, todas custeadas pelos organizadores da Stock Car. A empresa responsável pela realização da corrida vai fazer a manutenção das mudas a serem plantadas por um período de 5 anos, uma vez que serão realizadas cinco edições da corrida em Belo Horizonte. É importante ressaltar que todas essas ações de plantio e supressões foram aprovadas pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam).

As obras serão supervisionadas pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), compreendendo a melhoria da infraestrutura, em especial, a restauração funcional do pavimento e dispositivos de segurança para o evento e, ainda, a reconstituição de mobiliário urbano, infraestrutura de acessibilidade e drenagem que serão removidas para a prova automobilística, devolvendo ao local as condições preexistentes após a realização do evento.

A primeira etapa dos trabalhos de preparação da pista será concluída no 1º semestre de 2024. A segunda parte das obras, que será realizada após o evento, tem o objetivo de restabelecer as condições originais das ruas, recolocando placas de sinalização e pinturas de sinalização horizontal.
Stock Car

A inclusão de Belo Horizonte no calendário da Stock Car Pro de 2024 promove o turismo, movimenta o mercado local e proporciona o desenvolvimento de esportes automobilísticos na capital mineira. Cálculos realizados pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e pelo Instituto de Pesquisas Econômicas e Administrativas (Ipead), da UFMG, estimam que a realização do evento terá um impacto positivo de cerca de R$ 1 bilhão em 5 anos, além de gerar mais de 1,5 mil empregos temporários em diversas áreas, tais como montagem da estrutura e logística, alimentação e transporte. O evento é transmitido ao vivo para 153 países, gerando visibilidade mundial para a cidade.

O autódromo da Stock Car será localizado no entorno do Estádio de Futebol Governador Magalhães Pinto, popularmente conhecido como Mineirão, localizado na Avenida Antônio Abrahão Caram, Avenida Rei Pelé, Av. Coronel Oscar Paschoal, Avenida Alfredo Camarate e Avenida Carlos Luz.