Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de BH destaca experiências de sucesso a público do Festival do Japão
Divulgação/PBH

Prefeitura de BH destaca experiências de sucesso a público do Festival do Japão

criado em - atualizado em

A 11ª edição do Festival do Japão em Minas contou com a participação da Prefeitura de Belo Horizonte e com demonstrações de atividades desenvolvidas pelos diferentes grupamentos da Guarda Civil Municipal. A parceria PBH-Japão, firmada pelo Laboratório Aberto e Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), com a empresa japonesa Singular Pertubations, voltada para a otimização de iniciativas de prevenção ao crime, e a apresentação do modelo adotado pela Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção na manutenção da ordem focada em proporcionar sensação de segurança para a população, também tiveram destaque.

O propósito da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico foi demonstrar como a capital tem equipamentos de segurança robustos, reforçando que este ponto é fator essencial para as políticas do poder público local. Tal ação, torna a cidade bem-preparada para receber novos negócios, considerando que este é um dos principais atributos observados por investidores japoneses para direcionarem os investimentos fora do país de origem.

A Guarda Municipal esteve presente com uma equipe do Grupamento de Proteção à Mulher Guardiã Maria da Penha, que distribuiu material educativo e destacou a atuação das agentes no combate à importunação sexual no transporte coletivo e nos eventos públicos, bem como do acolhimento prestado à vítimas de violência doméstica.  A importância da denúncia, para evitar a impunidade, foi enfatizada pelas guardas femininas. 

Agentes do Departamento de Meio Ambiente (DMA) da Guarda Municipal também participaram do festival, apresentado os equipamentos que são utilizados no dia a dia da equipe para resgatar animais vítimas de maus-tratos, abandonados em vias públicas ou que estejam sendo vendidos de forma clandestina. Já o Grupamento de Apoio ao Turista demonstrou, na prática, a importância da atuação dos agentes bilíngues no atendimento a turistas estrangeiros que não falam português. 

Parceria 

A parceria firmada em 2022 pelo Laboratório Aberto e COP-BH com a empresa japonesa Singular Perturbations, que permitiu a utilização do software Crime Nabi, entre os meses de junho e dezembro, para identificar de forma automática os padrões de ronda em viatura mais eficiente para cada região da cidade, com base na incidência de furtos de cabos registrada em cada uma, foi destacada como uma experiência de sucesso, com a redução de 23% desse tipo de crime. 

E a nova parceria, firmada em 2023, desta vez voltada para a otimização do monitoramento das câmeras, também com o objetivo de focar a atenção naquelas que captavam imagens de áreas com maior incidência de ocorrências de furto de cabos, também foi apresentada. Essa nova parceria está em vigor, sendo aplicada diretamente no COP-BH, na Sala de Controle Integrado, e será mantida até outubro deste ano. 

A Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, por sua vez, definiu a estratégia de segurança adota no munícipio como um conjunto de medidas voltadas para a proteção dos vulneráveis, para garantir espaços urbanos seguros para a população, buscando reduzir o risco, o medo e a vitimização ao garantir a aplicação da lei na capital. 

Realizado no Expo Minas, nos dias 1º, 2 e 3 de março, o festival destacou a presença da cultura japonesa no Brasil, como parte do cotidiano do país, seja por meio da tecnologia, moda, música ou das artes marciais. O evento é uma iniciativa do Escritório do Cônsul Geral Honorário do Japão em Belo Horizonte, do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro e da Associação de Cooperação em Cultura e Tecnologia Brasil Japão - ACCTBJ.

Mais Informações

Para saber mais sobre os programas e ações como o Laboratório Aberto, acesse Programas e Projetos | Prefeitura de Belo Horizonte