24 November 2023 -
A Prefeitura de Belo Horizonte apresentou nesta quinta-feira (23) duas novas propostas de recomposição salarial para os servidores municipais. Na primeira delas, seria concedido 4,03% em agosto e o percentual de 1,82%, em novembro de 2024, totalizando o acumulado de 5,92%. A proposta alternativa seria o recebimento de maneira integral do percentual de reajuste de 5,92% em setembro. A proposição representa o limite orçamentário do município conforme orçado para o ano.
As sugestões foram apresentadas em reunião da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão com os sindicatos que representam os servidores municipais.
Anteriormente, a Prefeitura já havia apresentado a propostas de pagamento do reajuste de 5,92% em duas etapas: metade desse percentual na folha de pagamento de agosto e a outra parte na folha de dezembro de 2024.
O aumento beneficiará todos os 66,4 mil servidores, empregados e aposentados e pensionistas com paridade e contratos administrativos. O impacto das medidas neste ano será de mais de R$ 155 milhões e representa um esforço do Executivo para continuar valorizando os trabalhadores municipais, mesmo diante de um cenário delicado para aumento de gastos.
A Prefeitura agora aguarda a posição dos servidores e sindicatos para regulamentar a proposta. Assim, a PBH apresenta mais uma forma de recomposição inflacionária de modo a complementar o período de 2017 a 2023. O prazo para sanção é abril de 2024.