Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de BH abre inscrições para 200 vagas gratuitas em curso de agroecologia
Divulgação/PBH

Prefeitura de BH abre inscrições para 200 vagas gratuitas em curso de agroecologia

criado em - atualizado em

As inscrições para o Curso Conexão Agroecológica serão abertas nesta terça-feira (5) e vão até o dia 22 de agosto. A capacitação é fornecida gratuitamente pela Prefeitura de Belo Horizonte no Cresan Mercado da Lagoinha e abrirá 200 vagas na modalidade educação à distância (EaD). Para se inscrever, os interessados devem preencher formulário disponibilizado no Portal da PBH.

O curso, que será iniciado no dia 15 de setembro, é aberto ao público em geral e as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Independentemente do conhecimento prévio sobre o tema. Tanto agricultores urbanos que trabalham na área quanto entusiastas da agroecologia podem participar. Desenvolvida pela Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), a formação tem como objetivo ampliar o acesso à informação e promover as discussões sobre as práticas agroecológicas enquanto movimento social, ciência e saberes populares.

O conteúdo do curso é dividido em módulos, direcionando os conhecimentos em nichos para otimizar o aprendizado. Dentre os temas abordados estão o manejo do solo, de plantas, sementes, insetos, doenças, gestão de resíduos e compostagem, jardins e quintais produtivos, sistemas agroflorestais, plantas medicinais e o conhecimento sobre as políticas públicas que tratam a agroecologia. Como as aulas são gravadas, cada pessoa pode seguir seu próprio ritmo, mas também haverá espaço para discussões coletivas, além de outros recursos pedagógicos como vídeoaulas, cartilhas, textos, livros, músicas, podcasts e outros materiais.

Após a inscrição, os classificados deverão confirmar matrícula entre os dias 22 de agosto e 5 de setembro. A confirmação de matrícula pode ser feita presencialmente na secretaria das Trilhas no Cresan Mercado da Lagoinha ou respondendo o e-mail que será encaminhado às pessoas classificadas.

No dia 23 de setembro haverá uma aula online ao vivo para apresentar informações básicas sobre o curso e para tirar dúvidas sobre o acesso às aulas e demais informações. O prazo limite para concluir os conteúdos é dia 15 de dezembro, sendo a única condição para que os participantes recebam o certificado.