Pular para o conteúdo principal

Fachada da Prefeitura, durante o dia.
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Prefeitura de Belo Horizonte sedia curso sobre mercados de solo urbano

26/11/2018 | 19:11 | atualizado em 03/12/2018 | 14:26

A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Lincoln, realiza até quarta-feira, dia 28 de novembro, um mini-curso sobre mercados de solo urbano, política fundiária e monitoramento da atividade imobiliária. O evento, que acontece na sede da Prefeitura (avenida Afonso Pena, 1212, Centro), reúne representantes do Instituto Lincoln, das secretarias municipais de Política Urbana e de Fazenda e da Urbel. Também participam do curso, professores e doutorandos da Universidade Federal de Minas Gerais, além de representantes da Prefeitura de Recife.

 

Presidente do Instituto Lincoln de Políticas de Solo, George McCarthy ressaltou a importância de se discutir a gestão do solo, uma vez que o assunto enfrenta muitos desafios. “É fundamental refletir e identificar práticas e políticas inovadoras para a utilização do solo. Viemos à capital mineira para conhecer sobre as suas inovações, a outorga onerosa e também pela interessante participação da sociedade no orçamento das finanças e no desenvolvimento da cidade”, frisou.

 

Secretária de Política Urbana, Maria Caldas explicou sobre os principais pontos do Novo Plano Diretor, aprovado em primeiro turno na Câmara Municipal. “O objetivo da outorga é viabilizar uma alternativa para o crescimento sustentável de Belo Horizonte, sendo essencial para financiar as novas frentes de adensamento previstas no Plano, bem como para produção e investimento em moradia social”, explicou. A secretária salientou ainda que regras e procedimentos foram simplificados no novo Plano Diretor para facilitar a aprovação de projetos para qualquer cidadão e para agilizar o tempo de implantação de empreendimentos na cidade.


Programação

• Dia 27 – Terça-feira

Das 9h às 10h30 – Curso: Questões conceituais e metodológicas sobre o mercado imobiliário

Das 11h às 12h30 – Curso: Economia das cidades e políticas públicas

Das 14h às 15h30h – Curso: Pesquisa aplicada a mercados imobiliários

16h às 17h30 – Curso: Regulação e desenvolvimento urbano

 

• Dia 28 – Quarta-feira

Das 9h às 10h30 – Curso: Estudos de viabilidade de projetos urbanos

Das 11h às 12h30 – Mesa redonda: Caminhos para avaliação de políticas de gestão da valorização do solo em Belo Horizonte

Das 14h às 15h30h – Questões em aberto e avaliação geral

Ouça este conteúdo

Últimas Notícias

Mapa de intervenção na rua Simão Tamm, no bairro Cachoeirinha, entre os dias 26 e 29/4. Intervenção no Cachoeirinha apresenta modelo de rua mais segura para pedestres

Intervenção temporária realizada pela Prefeitura na rua Simão Tamm, no Cachoeirinha, apresenta modelo de rua mais segura para os pedestres.

24/04/2019 | 20:37
Mapa de operação especial de trânsito no entorno do Mineirão para o show do Los Hermanos no dia 26/4. Entorno do Mineirão tem operação de trânsito para show do Los Hermanos

Na sexta-feira, dia 26/4, BHTrans realiza operação especial de trânsito e transportes em função do show do Los Hermanos, no Mineirão.

23/04/2019 | 18:55