Pular para o conteúdo principal

Testagem em paciente na rede SUS-BH
Foto: Divulgação/ SMSA

Prefeitura de Belo Horizonte promove ações para celebrar a luta contra a Aids

criado em 30/11/2022 - atualizado em 30/11/2022 | 16:37

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza nesta quinta (1º) e sexta-feira (2) ações em pontos estratégicos da cidade pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids. Serão montados espaços de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), com distribuição de insumos de redução de danos e preservativos, além de material informativo sobre HIV e ações interativas com músicas e jogos.

 

No dia 1º, as ações acontecem de 9h às 13h nas estações do Metrô Lagoinha, Central, Minas Shopping, São Gabriel e Vilarinho. Haverá ainda intervenção artística dentro dos vagões. Já na sexta-feira, também das 9h às 13h, será a vez das estações do MOVE na Pampulha e no Barreiro.

 

Este ano, as ações de conscientização sobre a importância da prevenção têm como tema a equidade, um dos princípios básicos do SUS que visa diminuir as desigualdades e reconhecer as diferenças.

 

Nos últimos anos a Prefeitura tem implementado diferentes estratégias para alcançar e praticar a equidade no combate ao HIV/Aids, como a realização da testagem rápida, a dispensação de preservativos, o uso de profilaxia pré e pós exposição, a oferta de atendimentos nos serviços especializados, a assistência e a redução de danos às populações vulneráveis, além do autoteste para HIV.

 

Outras formas de prevenção também estão disponíveis para a população, que pode procurar os serviços para retirada de preservativos, marcação de consultas e avaliação do uso da Profilaxia Pré Exposição-PrEP. Confira mais informações.